Alimentação

Oatvita: um ingrediente alimentar inovador com vários benefícios para a saúde

Prometendo revolucionar a indústria alimentar, o Oatvita está a despertar a atenção de personalidades e empresas ligadas ao setor. Graças aos seus benefícios para a saúde, já foi distinguido pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Desenvolvido à base de aveia, Oatvita “pretende integrar alimentos transversais a toda a população, que se tornem mais ricos nutricionalmente”, pode ler-se em comunicado.

Pelas suas caraterísticas organoléticas e nutricionais, e para além dos benefícios de sabor e de cremosidade que confere aos alimentos, o Oatvita contribui para a redução do colesterol, para o equilíbrio da flora intestinal, para uma maior saciedade, sendo pouco calórico e apto para pessoas com intolerância à lactose ou ao glúten.

Graças a estas especificidades, o produto, que tem vindo a despertar interesse na indústria alimentar, já foi reconhecido pela Associação Portuguesa dos nutricionistas através da atribuição de uma 1ª Menção Honrosa na Categoria de Inovação, no âmbito dos Nutrition Awards em 2010, e no European Food Venture Forum em 2012.

Estando os consumidores cada vez mais interessados e atentos à informação nutricional, conscientes que uma alimentação saudável pode levar ao aumento da qualidade e esperança de vida, surge a necessidade de criar produtos inovadores com base nestas premissas.

A 5ensesinfood, S.A. – responsável pela criação do Oatvita – é uma startup que tem como objetivo liderar a inovação e o desenvolvimento de alimentos funcionais à base de aveia, num ambiente aberto e colaborativo com os stakeholders, acompanhando a tendência do mercado na procura de alimentos saborosos, saudáveis e funcionais.

Na sua fase de lançamento no mercado português, o produto conta com o apoio do Chef Hélio Loureiro que, com base nestas premissas, decidiu abraçar o projeto e defender a importância do Oatvita para a saúde, nutrição e equilíbrio ecológico, “salientando a elegância do paladar e o prazer que proporciona aliados a inúmeras capacidades que estão por descobrir e que podem abrir um leque de um novo receituário”.

Por estas razões, o Chef adianta que adivinha “um grande futuro, pois ainda não conhecemos um décimo do que poderemos fazer com um produto que tem ainda tanto para dar e tantas receitas que nos poderão transportar para novos sabores e paladares”.

O produto pretende entrar no setor das bebidas, iogurtes, gelados e sobremesas, proporcionando uma nova gama de alimentos aos consumidores.

Fonte: 
Ana Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock