Já pensou no que pode fazer?

O cabelo no Inverno

Atualizado: 
18/11/2013 - 17:01
Agora que se aproxima o Inverno, e com ele o frio, é altura de estar ainda mais atenta ao seu cabelo.

Com o vento e chuva, ajudados pelas diferenças de temperatura provocadas pelo ar condicionado e pelo demasiado tempo de exposição aos secadores, é normal que o seu cabelo fique seco e a parecer “palha”.

O cabelo é composto por três camadas: a cutícula, o córtex e a medula, com um bocadinho de água que permanece entre a cutícula e o córtex. No Inverno o que acontece é que o ar seco levanta a cutícula, fazendo com que esta perca a sua textura natural, removendo a sua humidade, tornando o cabelo seco, quebradiço e frisado.

 

Como pode então evitar que isto aconteça?
É possível fazer com que o seu cabelo tenha um aspecto saudável no Inverno. Para isso basta que siga algumas das indicações que em seguida referiremos, ajustando-as à sua realidade.

Em primeiro lugar, não utilize diariamente um champô “agressivo”, prefira utilizar uma solução sem álcool e de pH neutro, pois assim conseguirá manter a gordura natural do couro cabeludo.

Para quem tem o couro cabeludo oleoso o ideal é utilizar um champô seco. No acto de enxaguar não deve retirar na totalidade o condicionador uma vez que corre o risco de o cabelo “espigar” com mais facilidade.

Amaciadores
Os amaciadores são um excelente produto para hidratar o seu cabelo. Por cada lavagem e, principalmente se o seu cabelo for demasiado seco, deverá utilizar um amaciador e ajuda se usar também uma máscara.

Para situações mais extremas, deverá utilizar um amaciador de boa qualidade. Outra boa solução é utilizar artigos feitos em casa com produtos baratos e fáceis de encontrar. Por exemplo, experimente misturar cinco colheres de leite de coco, com uma gema de ovo e meia pêra abacate. Aplique a mistura no couro cabeludo, massaje e deixe actuar por 20 minutos antes de passar por água. A solução vai penetrar no seu cabelo e couro cabeludo, fazendo uma hidratação profunda e protegendo os elementos naturais do seu cabelo.

Água quente ou água fria?
O melhor que pode fazer quando lava o seu cabelo é utilizar água morna, mas dar uma última passagem com água fria. Isto fará com que as cutículas selem, prevenindo que o cabelo se torne espigado e impede também que se torne frágil e quebradiço.

Deve lavar o cabelo à noite para impedir que saia de manhã com o cabelo ainda húmido, evitando que se torne espigado tão facilmente. No entanto, não deve dormir com o cabelo ainda húmido pois facilitará outros problemas como a queda de cabelo.

Chapéus
Pode perfeitamente usar chapéus no Inverno, mas estes não deverão ser demasiado selados para que permitam que o cabelo respire. Os lenços são uma boa alternativa pois são normalmente feitos em tecidos suaves. Assim permitem que não exista muita fricção ao mesmo tempo que deixam o ar circular. Protegem, mas não estragam.

A sua alimentação influencia o seu cabelo?
A resposta rápida é…sim! O seu cabelo é proteína e como tal precisa de ser bem nutrido e hidratado para que possa crescer forte e saudável.

Assim, mantenha a sua dieta saudável. Frutas e vegetais, gorduras saudáveis, carnes brancas, carne de porco e peixe, tudo bem balanceado ajudará a manter o seu cabelo saudável e brilhante e a crescer com vivacidade.

Evite muito calor directo
Os secadores de cabelo podem ser um problema porque secam a água existente nas cutículas, fazendo com que o seu cabelo fique seco e pouco brilhante. Se tiver mesmo de utilizar um secador, faça-o no modo mais frio, e com o secador afastado mais ou menos 25 cm´s da sua cabeça. Aplique um produto protector e utilize uma escova de cerdas largas que vai desembaraçar bem o cabelo, sem repuxar.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock