Novas terapias, tratamentos e novas formas de prevenção

“Novos Desafios em Oncologia” em debate em Lisboa

Radioncologistas reúnem-se amanhã, no Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, num evento científico dedicado ao tema “Novos Desafios em Oncologia”.

"Este evento tem como objetivo abordar os avanços científicos na área da radioncologia, nomeadamente as perspetivas atuais e futuras que determinados equipamentos vão desempenhar na sobrevida dos doentes oncológicos e, mais importante, na sobrevida com qualidade de vida”, reforça Paulo S. Costa Radioncologista e Coordenador Clínico da Júlio Teixeira, S.A.

O evento científico vai contar com a presença de um leque de profissionais de saúde que vão trocar experiências sobre a mais inovadora tecnologia que existe no combate à doença oncológica. Nesta manhã de trabalho vão estar em debate os “AVANÇOS EM HIPERTERMIA” e a “RADIOTERAPIA ESTEREOTÁXICA – SITUAÇÃO ATUAL E PERSPETIVAS FUTURAS”.

O painel “AVANÇOS EM HIPERTERMIA” vai ter Markus Notter, Radioncologista Suiço, a trazer a debate o tema “Hyperthermia as a Radiosensitizer – General principles and use in treatment of pre-irradiated superficial tumors” e Moreira Pinto, Médico Oncologista, vai apresentar um Caso Clínico.

No painel “RADIOTERAPIA ESTEREOTÁXICA – SITUAÇÃO ATUAL E PERSPETIVAS FUTURAS”, Ludovic Peyre, Product Manager Internacional da ACCURAY, vai levar a debate o tópico “Radiocirurgia robótica com CyberKnife. Um novo paradigma?”. Já Adelina Costa, Radioncologista e Diretora Clínica, e João Macário Conde, Radioncologista da Júlio Teixeira, S.A. no Instituto CUF Porto, vão apresentar Casos Clínicos desta área. A apresentação da perspetiva futura da Radioterapia Estereotáxica vai ser efetuada por Paulo S. Costa, Coordenador Clínico da mesma unidade.

“A doença oncológica, a que comummente chamamos cancro, vê a sua incidência aumentada todos os dias. Apesar dos números assustadores, os novos desafios em oncologia têm indiscutivelmente beneficiado de avanços tecnológicos e científicos que permitem novas terapias, tratamentos e novas formas de prevenção e até de divulgação de informação que promove a precocidade - fundamental - do diagnóstico. O acesso dos cidadãos ao sucesso na combinação de hipertermia e radioterapia que incorporam a inovação terapêutica com grande evidência científica vai-se tornando a realidade que queremos para todos os que deles precisam”, conclui Paulo S. Costa.

 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock