Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Nova pós-graduação em Tratamento de Feridas

Formandos terão possibilidade de desenvolver período de estágio em instituições de saúde nacionais ou estrangeiras. Curso, a inserir na rede internacional de formação, vai centrar-se na intervenção comunitária, na situação de cronicidade e no seguimento pós-hospitalar. Início é a 13 de Fevereiro.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) lança, a partir de Fevereiro, um novo curso de pós-graduação em Tratamento de Feridas, área onde os profissionais de saúde reconhecem haver défice na formação.

Não existindo, até agora, na região Centro do país, formação com as características que a ESEnfC pretende implementar, este curso, que resulta de uma parceria com a ELCOS – Sociedade de Feridas, tem a vantagem de oferecer um período de estágio, que pode ser desenvolvido em instituições de saúde nacionais ou estrangeiras, proporcionando aos formandos o contacto com o que de mais avançado se pratica nos cuidados a pessoas com feridas.

“É reconhecimento generalizado entre os profissionais de saúde que é deficitária a formação, e o conhecimento, na área do tratamento a pessoas com feridas. Não tem sido fácil a transferência para a prática de cuidados da mais recente evidência resultante da investigação, nem da utilização racional dos novos materiais que a indústria tem disponibilizado. De igual modo, esta área de intervenção tem estado centrada no âmbito hospitalar, quando é na comunidade que se encontram as situações mais prementes de intervenção como as feridas crónicas”, afirma o coordenador científico do curso, professor Rogério Manuel Rodrigues.

Sem esquecer a vertente da situação aguda, o novo curso de pós-graduação em Tratamento de Feridas vem “recentrar o foco na intervenção comunitária, na situação de cronicidade e no seguimento pós-hospitalar”, sublinha Rogério Manuel Rodrigues, mestre em Saúde Pública e doutorado em Ciências de Enfermagem.

 

20 vagas para preencher até 26 de Janeiro

É objectivo da ESEnfC inserir o curso na rede internacional de formação, pelo que está em preparação um pedido de acreditação junto da EWMA - European Wound Management Association (Associação Europeia de Tratamento de Feridas).

Há 20 vagas para esta formação (15 para candidatos licenciados em Enfermagem e cinco para titulares de licenciatura em curso na área da saúde), que se inicia a 13 de Fevereiro e que termina em Julho de 2015. A componente teórica do curso funcionará nas instalações da ESEnfC, às sextas-feiras (17h00-21h00) e sábados (09h00-13h00 e 14h00-18h00), sendo que as candidaturas decorrem até ao próximo dia 26 de Janeiro.

Mais informações estão disponíveis na página Web da instituição, em www.esenfc.pt.

Para eventuais esclarecimentos, podem também os interessados contactar a ESEnfC/Área Académica (números de telefone 239 487 200 e 239 802 850, ou e-mail [email protected]).

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock