Liga Portuguesa Contra o Cancro

"No Centro da Luta Contra o Cancro"

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora em 2018 os cinquenta anos da sua constituição. A sessão inaugural decorre no próximo dia 20 de janeiro, com uma homenagem ao Dr. Dário Cruz e Dr. Rocha Alves, fundadores desta instituição, a quem se associa o arranque da campanha de rastreio de cancro da mama, e um convite à comunidade para que conheça as instalações e as atividades desta entidade.

No próximo dia 20 de janeiro, sábado, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) dá início a um programa de iniciativas — "No Centro da Luta Contra o Cancro" — que durante 2018 vai assinalar o 50.º aniversário da sua constituição.

A sessão inaugural, que vai decorrer nas instalações da sede do LPCC.NRC (na Rua António José de Almeida, em Coimbra), tem início às 11 horas, estando presentes o Prof. Doutor Carlos Oliveira (Presidente da Direção do LPCC.NRC), Prof. Doutor Vitor Rodrigues (Direção do LPCC.NRC), Dr. Vitor Veloso (Presidente da LPCC) e a Dra. Regina Bento (Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra). A encerrar o programa decorre uma atuação do "Coro ao Centro", pelas 12h15. Durante a tarde, a comunidade é convidada a conhecer as instalações do LPCC.NRC, em visitas guiadas que decorrem entre as 14h30 e as 16h30.

Previsto desde 1964, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro — que começou por se designar Núcleo de Coimbra — constitui a sua Comissão Organizadora no dia 20 de janeiro de 1968.

A importância de valorizar o passado, e todos os que no percurso de 50 anos dedicaram as suas competências ou recursos à causa da luta contra o cancro, é simbolizada na homenagem que será prestada ao Dr. Dário Cruz e Dr. Rocha Alves, fundadores do LPCC.NRC, a quem se associa o arranque da campanha de rastreio de cancro da mama. O Prof. Vitor Rodrigues fará a intervenção de homenagem, sendo na ocasião descerrados baixos relevos dos dois médicos, na presença dos seus familiares.

As comemorações dos 50 anos do NRC, sob o mote "No Centro da Luta Contra o Cancro", têm o objetivo de consciencializar “o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade”. E é nesse sentido que um profundo trabalho de divulgação da missão e dos serviços prestados pela LPCC e, em particular, do Núcleo Regional do Centro, será apresentado.

Durante o dia 20 de janeiro, estará estacionada, para exposição, uma Unidade Móvel de Rastreio no Largo de Cruz de Celas. Será possível visitar esse equipamento e também as instalações do LPCC.NRC e, desse modo, conhecer as atuais e diversas vertentes em que se desenvolvem as atividades deste Núcleo. Entre as 14h30 e as 16h30, decorrem visitas guiadas às instalações onde funcionam as unidades de Voluntariado e Apoio Jurídico; o Movimento Vencer e Viver e o Centro de Voluntariado Ocupacional, onde acorrem doentes e acompanhantes; e as várias secções do Departamento de Rastreio de Cancro da Mama.

Recorde-se que o Núcleo Regional do Centro tem uma atividade que abrange 78 concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. As iniciativas de comemoração a decorrer em 2018, integradas no "No Centro da Luta Contra o Cancro", vão abranger todos esses concelhos, o que tem ainda mais sentido ao considerar os vários grupos de voluntariado comunitário que desenvolvem atividades no terreno.

Fonte: 
Ideias Concertadas
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.