Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Mobilidade e empregabilidade na Europa em debate

Futuros enfermeiros discutem possibilidades de inserção profissional em seis países.

“Mobilidade e empregabilidade na Europa” é o tema de um painel a que os estudantes do 4º ano da licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vão assistir, amanhã (dia 17 de Abril), a partir as 9h00, nas instalações do Polo A.

A sessão é orientada por uma dezena de professoras de seis países europeus: Alemanha (Universidade de Ciências da Saúde de Bochum), Bélgica (UC Leuven-Limburg de Hasselt), Espanha (Universidade de Ramón Llull), França (Instituto Regional de Formação Sanitária e Social (IRFSS) de Rhône-Alpes da Cruz Vermelha Francesa), Holanda (Fontys University) e Noruega (Bergen University College).

A iniciativa enquadra-se na Semana Transcultural a decorrer na ESEnfC, no âmbito da qual os alunos finalistas podem comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da Enfermagem e da educação em Enfermagem em vários países europeus.

O objectivo é que os futuros profissionais de saúde aumentem competências para prestarem cuidados de Enfermagem culturalmente congruentes e culturalmente específicos e, assim, melhorarem o potencial para exercer enfermagem além-fronteiras, em contextos multiculturais.

Analisar os factores históricos, sociológicos e ideológicos que influenciam a saúde e a doença, bem como o impacto que têm no planeamento e promoção da saúde, explorando criticamente o papel, status e funções do enfermeiro nos diversos países, são outros objectivos da Semana Transcultural.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.