Ensino secundário

Ministros da Saúde e da Educação lançam formação em Suporte Básico

O programa que leva este ano, aos alunos do 10.º ano, uma formação em Suporte Básico de Vida foi lançado numa escola do distrito de Lisboa, pelos ministros da Educação e da Saúde.

Durante uma visita à Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço D´Arcos (Oeiras), o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, explicou o programa aos alunos. “Alguma vez podem necessitar de usar estes conhecimentos”, disse.

Seguiram-se demonstrações num dos pátios da escola, com a colaboração de uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O objetivo é alargar este programa no futuro a outros anos de escolaridade e professores.

Depois da assinatura do protocolo que formalizou o início do programa, foram entregues diplomas a docentes que já receberam formação.

No documento, refere-se que a medida visa promover uma cultura de cidadania, criando condições para que os alunos se tornem “mais autónomos e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde de quem os rodeia”.

Ou seja, “para que possam ajudar em situações de emergência”, precisou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, frisou que o protocolo “tira do papel” uma medida destinada a fazer com que os alunos não se limitem a olhar para a saúde como “uma ida ao médico ou ao hospital”, mas como algo que deve começar em cada um.

Trata-se, segundo o ministro, de levar a segurança dos cidadãos para a escola: “Hoje damos início a um processo que visa alargar a todo o país a capacitação dos professores para transmitirem esse conhecimento”.

Tiago Brandão Rodrigues sublinhou que a escola tem de ser também um lugar de saúde e de ter espaço para a saúde.

“Para que ao apelo humano, quando enfrentam uma situação de emergência, possam melhor responder”, afirmou, acrescentando que a educação para a saúde é já uma prática nas escolas portuguesas.

“55% das nossas escolas já o fazem, vamos agora fazê-lo de uma forma estruturada”, declarou.

O programa lançado é uma formação extra curricular para o ensino secundário no âmbito da promoção da saúde.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock