Federação Nacional dos Médicos

Médicos aconselhados a remarcarem consultas face a falhas informáticas

A Federação Nacional dos Médicos aconselhou ontem os médicos a remarcarem consultas caso subsistam falhas informáticas nos centros de saúde que os impeçam de consultar o processo do doente ou passar uma receita ou um exame.

A recomendação surgiu num comunicado em que a estrutura sindical alerta, sem especificar, para o "aumento do número de casos" de falhas no sistema informático dos serviços de saúde, em particular nos centros de saúde.

Face ao "risco acrescido de erro médico" que representa a ausência de meios que permitam ao médico "fazer o diagnóstico ou determinar a terapêutica adequada", a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aconselha o médico a "remarcar a consulta dentro das disponibilidades das marcações já efetuadas".

As situações que exigem cuidados médicos prementes terão de ser encaminhadas para as urgências hospitalares, disse João Proença, membro da comissão executiva da FNAM.

A Lusa procurou uma reação, aguardando uma resposta, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entidade responsável pelos sistemas e tecnologias de informação e comunicação do Serviço Nacional de Saúde.

Já em novembro a Ordem dos Médicos e a Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar tinham avisado para "sucessivas falhas" informáticas que penalizavam médicos e doentes nas consultas.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock