Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Médico Henrique Moniz Costa é o novo diretor de Neurologia do hospital de Gaia

O médico Henrique Moniz Costa é o novo diretor de Neurologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, substituindo Joaquim Pinheiro, que se demitiu de funções em 31 de outubro, adiantou à Lusa o gabinete de comunicação.

Em 31 de outubro, o ex-diretor de Neurologia, que integrava o grupo de 52 demissionários daquela unidade hospitalar, explicou à agência Lusa que abandonava o cargo de chefia no dia seguinte, mas continuava a exercer no hospital.

Joaquim Pinheiro adiantou que na origem da sua demissão esteve uma “trilogia dramática” que compreendeu falta de médicos e técnicos, instalações degradadas e equipamentos obsoletos.

Na altura, questionado sobre o porquê de não aguardar por uma resolução dos problemas, tal como esperam os restantes demissionários, Joaquim Pinheiro informou que “ultrapassou os seus limites”.

Em 05 de setembro foi anunciada a demissão do diretor clínico, José Pedro Moreira da Silva, e 51 diretores e chefes de serviço nas instalações do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.

Os 52 profissionais redigiram uma carta de demissão em julho, mês em que ponderaram demitir-se, mas só no início de setembro entregaram o documento.

Em conferência de imprensa, no Porto, ao lado do bastonário da Ordem dos Médicos, José Pedro Moreira da Silva apontou então como causas para a demissão coletiva as “condições indignas de assistência no trabalho e falta de soluções da tutela”.

Posteriormente, em 09 de outubro, o diretor clínico reiterou manter a sua intenção de demissão caso o Orçamento do Estado de 2019 não contemplasse as “necessárias obras” desta unidade de saúde.

Contudo, no dia 18 de outubro, o diretor clínico afirmou, em reunião do conselho de administração, que nunca esteve demissionário.

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay