Em parceria com o IPST

MAR Shopping acolhe primeira de três ações de recolha de sangue em 2016

Com uma missão que visa sensibilizar para a necessidade de colheitas regulares de sangue, uma prioridade para os bancos nacionais manterem níveis de reservas sustentáveis, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação marcará presença com a sua Unidade Móvel, no parque exterior, junto à entrada MAR do MAR Shopping, quinta-feira, dia 28 de abril, entre as 14h00 e as 19h00, para receber novas dádivas. Esta será a primeira de três ações de recolha, que decorrerão ao longo de 2016, no centro comercial de Matosinhos.

Além de abril, agosto e dezembro são os meses eleitos para novas campanhas de recolha, em função das quebras habituais nas reservas de sangue, devido às férias de verão e ao Natal, respetivamente. São períodos críticos que trazem associados um maior número de acidentes rodoviários, consequência do acréscimo de mobilidade e nos quais se regista uma tendência de diminuição nas doações de sangue nacionais. Também o facto das plaquetas de sangue, um dos componentes do sangue, terem uma duração média de cinco dias de vida, implica que seja cada vez mais indispensável haver este tipo de iniciativa.

“O ato voluntário de doar sangue constitui a principal fonte de reserva dos hospitais, absolutamente vital em caso de acidentes graves. A dádiva parte de cada um de nós e todos os dias é a altura ideal para doar sangue”, refere Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto, apelando ao espírito solidário e de mobilização por esta causa de cidadania, acrescentando que “uma dádiva pode ser sinónimo de uma oferta para a vida”.

Pelo quinto ano consecutivo, o MAR Shopping e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) mantêm uma parceria, da qual já resultaram aproximadamente 400 inscritos para recolhas de sangue. 

Fonte: 
Pure Ativism
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pure Ativism