Governo dos Açores e oposição

Listas de espera cirúrgicas voltam a dividir

O secretário regional da Saúde dos Açores, Luís Cabral, anunciou novas medidas, para 2015, para combater as listas de espera cirúrgicas na região, que a oposição voltou a considerar uma "vergonha", sublinhando que continuam a aumentar.

O debate foi feito no plenário do parlamento dos Açores, na Horta, ilha do Faial, que está esta semana a analisar o Plano e Orçamento da região autónoma para 2015.

Na apresentação do orçamento da sua Secretaria, Luís Cabral, voltou a dizer que os dois anos de medidas para reestruturar o Serviço Regional de Saúde (SRS) já têm resultados positivos e anunciou novas medidas para 2015, entre elas "um sistema de produção adicional" cirúrgica, coordenado com os hospitais, "transversal a todas as especialidades", de forma a "aumentar em cerca de 20% a capacidade de resposta" dos blocos operatórios, "sem aumentar as listas de espera".

Com vista à "transparência" dos dados, Luís Cabral revelou ainda, durante o debate com a oposição, que a partir de Janeiro passará a haver nos Açores uma "lista integral" de doentes à espera de uma cirurgia, independentemente do tempo de espera (e não apenas quem aguarda há pelo menos 18 meses).

Luís Cabral reiterou que as medidas tomadas nos últimos dois anos permitiram já, por exemplo, reduzir algumas listas no hospital da Horta e da Terceira e lembrou que em Ponta Delgada começou este mês a funcionar uma "sala de pequenas cirurgias", que deverá responder a muitos casos que estão nas listas.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock