APOGEN

Lisboa recebe 350 especialistas mundiais em medicamentos genéricos e biossimilares

Lisboa vai receber, de 14 a 16 de junho, a elite mundial dos medicamentos genéricos e biossimilares. No hotel Epic Sana Lisboa vão estar presentes cerca de 350 especialistas de todo o mundo para a 23.ª conferência da Medicines for Europe e para a 20.ª conferência da IGBA, International Generic and Biosimilar Assotiation.

O evento contará com a presença de Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde; Hélder Mota Filipe, do Conselho Diretivo do INFARMED e Jacek Glinka, Presidente da Medicines for Europe, entre muitos outros especialistas.

A APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares será a anfitriã do evento que acontece em Portugal pela primeira vez neste formato. Paulo Lilaia, presidente da APOGEN afirma que “É uma grande honra ter em Lisboa as figuras maiores das áreas dos medicamentos genéricos e biossimilares. Mostra que estamos no centro da discussão”.

A Medicines for Europe, anteriormente conhecida como European Generics Medicines Association (EGA) é a associação europeia, com mais de 20 anos, que representa as empresas farmacêuticas da indústria de medicamentos genéricos e biossimilares. Os seus associados fornecem já 56 por cento do total de medicamentos consumidos na Europa, no entanto apenas contribuem em 22 por cento para o total da despesa com medicamentos. Sem a concorrência gerada pelos fabricantes de medicamentos genéricos a Europa, para ter o mesmo nível de acesso aos medicamentos, teria custos adicionais de 100 mil milhões de euros, por ano.

A Medicines for Europe é o parceiro líder ao nível dos cuidados de saúde, cujo objetivo é promover a saúde e o bem-estar de todos os europeus através de um melhor acesso a medicamentos de alta qualidade. O portfólio dos associados da Medicines for Europe cobre as mais diversas áreas terapêuticas incluindo diabetes, cardiovascular, e cancro, e, ao fazê-lo, contribui para a sustentabilidade dos sistemas de saúde da Europa para as gerações futuras. Em toda a Europa já existem 50 milhões de pessoas a tomar medicamentos genéricos para o controlo da pressão arterial e 20 milhões de doentes estão a ser tratados para a diabetes, também, com medicamentos genéricos.

No que respeita aos medicamentos biossimilares, a Medicines for Europe prevê que estes, até 2020 permitam poupanças de 33 mil milhões de euros em 8 países da UE.

Já a IGBA, que é composta pela Medicines for Europe; Canadian Generic Pharmaceutical Association; Generic Pharmaceutical Association; Japan Generic Medicines Association; Jordanian Association of Pharmaceutical Manufacturers; National Association of Pharmaceutical Manufacturers e Taiwan Generic Pharmaceutical Association, é uma associação empenhada na promoção dos medicamentos genéricos e biossimilares e na troca de conhecimento a nível mundial.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.