Pela Vacinação

Liga Portuguesa Contra a Sida, Associação Portuguesa de Asmáticos e Associação Portuguesa de Insuficientes Renais juntam-se ao MOVA

Liga Portuguesa Contra a Sida, Associação Portuguesa de Asmáticos e Associação Portuguesa de Insuficientes Renais são, a partir de agora, membros do MOVA – Movimento Doentes Pela Vacinação.

Fundado pela Respira, com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão e do GRESP, em abril do ano passado,  este movimento de cidadania tem como principal objetivo a sensibilização da população, dos profissionais de Saúde e dos decisores políticos  para a importância da vacinação na idade adulta.

Distintas nas patologias e nas causas que defendem, estas 6 entidades unem-se na promoção dos direitos dos (seus) doentes. No caso da vacinação antipneumocócia, causa que originou o MOVA, todas as associações de doentes representam grupos de risco, e todas têm indicação para a fazer.

Um ano passado sobre a sua fundação, o MOVA acaba de se estender a outras entidades. Liga Portuguesa Contra a Sida, Associação Portuguesa de Asmáticos e Associação Portuguesa de Insuficientes Renais são, a partir de agora, membros do MOVA, juntando-se à Respira, à Fundação Portuguesa do Pulmão e ao GRESP.

A vacinação antipneumocócica esteve na base do lançamento do MOVA, movimento de cidadania que defende o acesso à informação e a vacinação como bases de uma boa prevenção. A par da Respira, a Liga Portuguesa Contra a Sida, a Associação Portuguesa de Asmáticos e a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, fazem parte dos grupos que, pelas suas co-morbilidades, correm risco acrescido de contrair doenças graves e potencialmente fatais, como a Pneumonia, uma das principais causas de morte em Portugal. É o caso de pessoas que sofrem de DPOC e de outras doenças respiratórias crónicas, pessoas cuja Imunidade esteja comprometida, pessoas que sofram de Asma ou que tenham recebido um Transplante, representadas, no MOVA por estas associações.

Sabemos que 9 em cada 10 adultos com mais de 50 anos não estão vacinados contra a Pneumonia, e que a maioria não o faz por falta de aconselhamento médico. Isto apesar de existir, desde 2015, uma Norma da Direção Geral da Saúde (011/2015) que recomenda a vacinação de grupos de adultos com risco acrescido de contrair doença invasiva pneumocócica (DIP). O MOVA quer inverter esta tendência, sensibilizar população, profissionais de Saúde e decisores políticos para a importância da prevenção. Reconhece nas associações recém-chegadas parceiros fundamentais.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock