Em Coimbra

Líderes mundiais da OMS para Enfermagem e Obstetrícia em Assembleia Geral

São cerca de 70 os especialistas, conselheiros e líderes mundiais da OMS presentes na Assembleia Geral da Rede Global dos Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde que decorre em Coimbra.

Começou pelas 8h30 de hoje (dia 28 de Julho), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Polo B, e termina amanhã (pelas 17h30), a 17ª Assembleia Geral da Rede Global dos Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia, importante fórum mundial com representantes das seis regiões da OMS.

São cerca de 70 os especialistas, conselheiros e líderes mundiais da OMS presentes nessa Assembleia Geral, com observadores oriundos de 20 países: Estados Unidos da América, Canadá, Jamaica, Colômbia, Brasil, México, África do Sul, Botswana, Finlândia, Escócia, Eslovénia, Portugal, Jordânia, Myanmar, Tailândia, Índia, Japão, China, Coreia, Austrália e Hong Kong.

Em causa, além da escolha da localização da próxima Conferência da Rede Global (com uma candidatura de Glasgow) e da transferência da sede da respectiva direcção – a actual secretária-geral para o período 2008-2014, Isabel Amélia Mendes, do Brasil, termina funções, sucedendo-lhe John Daly, da Austrália – estão questões como os desafios na área de Recursos Humanos para a Saúde e o papel a desempenhar pela Enfermagem e Obstetrícia para assegurar a cobertura universal dos cuidados de saúde.

Judith Shamian, presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros, Frances Ganges, chefe-executivo da Confederação Internacional de Parteiras, e Ruediger Krech, representante da directora-geral da OMS, são algumas das personalidades presentes nesta Assembleia Geral.

Fundada em 1988, esta Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS é uma organização independente, internacional e sem fins lucrativos, que se esforça por maximizar o contributo da Enfermagem e da Obstetrícia para a promoção da saúde para todos, em parceria com a OMS e seus Estados-membros, centros membros, ONGs e outros interessados na promoção da saúde das populações.

Na última quarta-feira, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra foi oficialmente designada Centro Colaborador da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, o primeiro na Península Ibérica, que será dirigido pela professora Ananda Maria Fernandes. A cerimónia ocorreu durante a X Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, no centro de congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.