Alerta

Leite do grupo Lactalis retirado dos mercados por risco de salmonela

O governo francês anunciou a retirada do mercado de vários lotes de leite infantil do grupo Lactalis, que opera em França e em vários países europeus, como Portugal, pelo risco de contaminação com salmonela. Lotes afetados não terão chegado ao mercado português.

As quantidades afetadas são "enormes", afirma fonte do grupo citada pela agência de notícias France Presse. O ministério da Economia e Finanças publicou uma lista de mais de 600 lotes que eram vendidos em países como Colômbia, Peru, Argélia, Marrocos, Reino Unido, Taiwan, Roménia, Grécia, Bangladesh, China, Geórgia, Haiti e Paquistão.

Os itens afetados incluem os produtos Celia Expert, Celia sem Lactose, assim como Gloria Infantil e Celia Nutrição, entre outros.

No dia 2 de dezembro, a Lactalis anunciou a retirada de 12 marcas de leites infantis produzidos pela sua fábrica de Craon, oeste da França. A medida afeta quase 7.000 toneladas de produtos potencialmente contaminados, informou Michel Nalet, diretor de comunicação do grupo.

"Não sou capaz de dizer o que já foi consumido", completou.

A salmonela pode provocar intoxicação alimentar, gastroenterites e até infeções mais graves.

A salmonela é potencialmente perigosa para as crianças e idosos, que têm o sistema imunitário mais frágil.

Fonte: 
Sapo Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock