Dia Mundial comemora-se hoje

“Juntos somos mais fortes do que a Esclerose Múltipla”

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é comemorado em todo o mundo por iniciativa da Federação Internacional da Esclerose Múltipla desde 2009. Este ano a data tem novamente como tema o “Acesso”. O objetivo é sensibilizar a população e gerar um movimento global.

O objetivo do dia comemorativo é sensibilizar a população em geral, os poderes políticos e o tecido empresarial para a causa das pessoas com esclerose múltipla.

Com o lema “Juntos somos mais fortes do que a Esclerose Múltipla”, a campanha internacional do Dia Mundial da Esclerose Múltipla de 2015 pretende gerar um movimento global pelas pessoas com esclerose múltipla. No ano passado a campanha do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM) chegou a 77 países.

Para participar na campanha, visite o site oficial, disponível em português, e deixe uma mensagem sobre o que o/a faz sentir mais forte que a esclerose múltipla:

www.worldmsday.org/pt-pt/. As mensagens serão publicadas no site do Dia Mundial da Esclerose Múltipla no dia 27 de Maio.

Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) celebra a data com iniciativas promovidas em todo o país que visam sensibilizar a população para a esclerose múltipla. Integradas no tema internacional do Acesso, estas atividades pretendem envolver os doentes e sensibilizar a população para o impacto que a EM tem no quotidiano das pessoas que dela sofrem.

Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Leiria e Portalegre são as cidades que vão acolher as iniciativas das delegações da SPEM, que incluem partilha de experiências, atividade física, exposições, encontros de sensibilização e solidariedade e visitas a doentes, entre outras.

Também a Associação Nacional de Esclerose Múltipla, em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação e a Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros comemoram o Dia Mundial da Esclerose Múltipla nas instalações da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Para hoje estão previstas diversas atividades entre as 14h30 e as 17 horas, nomeadamente, uma sessão de boas-vindas, uma palestra sobre a esclerose múltipla, uma palestra sobre a importância da atividade física no indivíduo com esclerose múltipla, atividade física adaptada e largada de balões.

A esclerose múltipla (EM) é um dos distúrbios neurológicos mais comuns e uma das principais causas de incapacidade em adultos jovens. Existem casos em todos os países em que há dados epidemiológicos.

Há 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla no mundo, embora existam milhares de casos não diagnosticados e as vidas de muitas outras pessoas são afetadas de forma indireta ao cuidarem de pacientes portadores da doença.

Ainda não são conhecidas as causas da doença, que ainda não tem cura, embora existam tratamentos que podem ajudar alguns tipos de esclerose múltipla e há muitas coisas que é possível fazer para aliviar os sintomas.

A gravidade e os sintomas da EM podem variar muito. Os sintomas incluem visão desfocada, fraqueza nas pernas, formigueiro, desequilíbrio e fadiga. Para algumas pessoas, a esclerose múltipla é caracterizada por períodos de recaída e remissão, enquanto para outras a doença tem um padrão progressivo. Muitas pessoas se sentem bem e parecem saudáveis durante vários anos depois do diagnóstico, enquanto outras ficam gravemente debilitadas muito rapidamente.

Fonte: 
Portal da Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.