Transplante inédito no mundo

Jovem italiano com cancro recebe prótese pélvica em titânio

Um adolescente italiano que sofre de cancro ósseo teve metade do seu pélvis substituído por uma prótese de titânio, no que é o primeiro transplante deste género no mundo, anunciou o hospital universitário de Turim.

O jovem de 18 anos estava submeter-se há um ano a um tratamento de quimioterapia contra um osteossarcoma pélvico, um tumor, mas os cirurgiões decidiram que um tratamento mais radical era necessário para assegurar a sua recuperação.

O hospital anunciou que numa operação de 11 horas e 30 minutos realizada na terça-feira, os cirurgiões removeram metade do osso da bacia do paciente e uma parte da anca afectados pelo cancro, substituindo-os por uma prótese, de titânio coberta por tântalo - um metal imune à corrosão usado principalmente em componentes electrónicos -, feita nos Estados Unidos.

A operação teve “um resultado excelente” e o paciente está agora numa terapia intensiva para o ajudar a adaptar-se à prótese, refere um comunicado do hospital.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock