Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

João Apóstolo é o primeiro professor em Portugal com o título académico de agregado em Ciências de Enfermagem

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, João Luís Alves Apóstolo, é o primeiro docente do ensino superior em Portugal com o título académico de agregado no ramo do conhecimento em Ciências de Enfermagem.

O título foi-lhe conferido, esta semana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, após dois dias (13 e 14 de novembro) de apresentação de provas públicas, que consistiram na apreciação e discussão do currículo científico do professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), de um relatório pedagógico e de uma lição – intitulada “Síntese da evidência no contexto da translação da ciência” – por ele apresentados.

O título académico de agregado, atribuído pelas universidades, atesta a qualidade do currículo académico, profissional, científico e pedagógico do candidato, bem como a capacidade de investigação e aptidão para dirigir e realizar trabalho científico independente (decreto-Lei n.º 239/2007, de 19 de junho).

Docente na ESEnfC desde 2001, João Alves Apóstolo é professor coordenador, diretor-adjunto do Portugal Centre for Evidence Based Practice (centro afiliado do Joanna Briggs Institute, da Austrália) e membro da direção do capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International (sociedade honorífica de Enfermagem com sede em Indianápolis, EUA).

Elemento da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC, cujo prémio de “Investigador de maior impacto” (2014) possui, João Alves Apóstolo, que já recebeu 12 distinções e coordena três projetos de investigação, na área das pessoas com demência e respetivos cuidadores, no domínio da estimulação cognitiva de idosos e no campo da capacitação para o autocuidado, envelhecimento, saúde e cidadania.

Membro do grupo de Declínio Cognitivo da EIPAHA - European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing), o professor da ESEnfC integra, também, o grupo coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, no âmbito do qual participou na bem-sucedida candidatura (submetida à União Europeia) da região de Coimbra como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Membro da comissão científica da Revista de Enfermagem Referência, João Apóstolo publicou perto de uma centena de artigos em revistas e 60 artigos em trabalhos de conferência, tem sete capítulos de livros, tendo publicado quatro.

João Luís Alves Apostolo é pós-doutorado (2013) e doutorado em Ciências de Enfermagem (2008), dispõe de um mestrado em Adições e Patologias Psicossociais (2000), de uma especialização em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica (1997) e de uma pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde (2000).

Entre 1989 e 2000 trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no Centro Hospitalar de Coimbra e no Hospital Psiquiátrico Sobral Cid.

Além de João Apóstolo, também o professor da ESEnfC, Manuel Alves Rodrigues é agregado, embora no ramo de Educação (pela Universidade de Aveiro).

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.