Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

IV Congresso Internacional de Feridas durante dois dias

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra organiza, nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro, o IV Congresso Internacional de Feridas, que pretende constituir-se como plataforma de intercâmbio de conhecimentos e de boas práticas entre os que partilham o interesse por esta temática.

O encontro científico contará com oradores (sobretudo professores de ensino superior e profissionais de saúde) nacionais (de Coimbra, Santa Comba Dão, Guarda, Covilhã, Chaves, Porto, Leiria, Lisboa, Montemor-o-Novo e Beja) e estrangeiros (de Espanha e da Suíça).

Maria Iakova, médica no Serviço de Readaptação do Aparelho Locomotor da Clínica Romande de Réadaptation, na Suíça, e José Verdu Soriano, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Alicante, em Espanha, são os convidados internacionais aguardados para este encontro, que é organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pela sua Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.

Marta Temido, presidente da direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, André Dias Pereira, presidente da direção do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Paulo Alves, assistente na Universidade Católica Portuguesa - Porto, são outros oradores, de um conjunto mais vasto de convidados (mais informações na Internet: www.esenfc.pt/event/feridas2016).

O congresso, que terá lugar nas instalações da ESEnfC em S. Martinho do Bispo (Polo B), abordará os temas “Antimicrobials in wound care”, “Nutrição e feridas” e “Quality of life: a key dimension in wounds management”, títulos das conferências previstas para estes dois dias de trabalhos.

No decurso do congresso haverá cinco mesas-redondas, sobre “Organização das equipas no tratamento de feridas”, “Direitos da pessoa com ferida”, “Infeção e multirresistência”, “Úlceras de perna de etiologia venosa vs arterial vs mista” e “Pé diabético”.

Dez workshops
O IV Congresso Internacional de Feridas compreende, também, um conjunto de workshops sobre dez temáticas: “Desbridamento”, “Terapia compressiva”, “Terapia por vácuo”, “Biofilme”, “Pé diabético”, “Queimados”, “Materiais de prevenção de úlceras por pressão”, “Epidermólise Bolhosa”, “Dor na pessoa com ferida” e “Nutrição”.

“As feridas constituem um enorme problema de saúde, dado que podem conduzir ao isolamento social dos doentes, ao absentismo, ou à morbilidade, tendo por isso um impacto considerável na qualidade de vida. As diferenças na abordagem ao doente com feridas vêm suscitando uma reflexão constante aos profissionais de saúde e a evolução verificada nos últimos anos, quer nos dispositivos médicos, quer no conhecimento da etiologia e fisiopatologia das feridas, tem sido uma constante. Os recursos existentes atualmente no mercado, quer para o tratamento, quer para a prevenção da ocorrência de feridas, exigem dos profissionais de saúde uma atualização permanente”, sustenta a comissão organizadora.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.