V Jornadas “Saber Envelhecer”

Irmãs Hospitaleiras debatem envelhecimento ativo

Envelhecer é um processo contínuo que, muitas vezes, requer investimentos a nível biopsicosocial e espiritual. Assim e sabendo as dificuldades inerentes ao envelhecimento, o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus irá promover a V edição das jornadas “ Saber envelhecer “, no auditório da Casa de Saúde Menni Bento, na Guarda, entre os dias 14 e 15 de outubro.

A V edição das jornadas “Saber envelhecer”, debruçar-se-á sobre temas como: psicogeriatria, gerontopsiquiatria, medicina geriátrica, investigação, reabilitação e ética. O objetivo é perceber como estas áreas estão diretamente interligadas com o processo de envelhecimento e em que medida se pode atuar para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Neste contexto, durante os dois dias serão desenvolvidas diversas conferências e reflexões lideradas por médicos, enfermeiros, psicólogos e representantes de instituições intimamente ligadas à assistência sénior.

No dia 14 de outubro, poder-se-á contar com a presença de nomes como: Dr. Horácio Firmino, com o tema “ A idade e a doença mental “, Dra. Rosa Encarnação com “Ambulatório em psicogeriatria”, Dra. Carla Costa, que explicará o projeto de intervenção precoce, Dra. Diana Brigadeiro, que apresentará a comunicação “Musicoterapia na demência”, entre outros.

Já dia 15 de outubro, as conferências e reflexões serão mais direcionadas para a inserção dos idosos na comunidade. Assim, estas serão lideradas por: José Carlos Martins da Fonseca (IPG); Dr. Pedro Machado dos Santos (psicólogo), Dra. Andreia Eiras (médica), Vasco P. Magalhães (S.J. – Lisboa).

Estas jornadas estão abertas a todos os profissionais destas áreas de atuação, assim como ao público em geral que tenha interesse no tema. 

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.