A importância da hidratação

Hidratar no Inverno

Atualizado: 
07/12/2018 - 18:03
Hidratar é palavra de ordem durante todo o ano. No entanto, por sentirmos menos sede no Inverno ingerimos menos líquidos. Um erro que pode trazer danos ao nosso organismo. Se é este o seu caso, mostramos-lhe, com este artigo, como se pode manter hidratado esta estação.

Beber água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Para além de manter a pele hidratada, ajuda a evitar o aparecimento de algumas doenças, sobretudo os problemas de rins.

Em particular no Inverno, os especialistas explicam que manter uma boa hidratação ajuda, não só a repor as perdas, como a evitar as doenças típicas da estação, nomeadamente as que dizem respeito às vias respiratórias.

Isto porque a água tem múltiplos benefícios e funções. Ela atua no transporte de nutrientes para as células, ajuda a eliminar as toxinas, regula a temperatura corporal, facilita o processo digestivo e contribui para o aumento das defesas.

A sede é um sinal de que o organismo necessita de repor água rapidamente, no entanto, durante o Inverno, a tendência é de uma menor ingestão de líquidos.

Estudos mostram que a maioria dos grupos etários da população portuguesa apresenta valores de consumo abaixo dos recomendados. Idosos e crianças são os grupos aos quais se deve dar maior atenção, uma vez que, são os mais vulneráveis à desidratação.

Para que assegure o aporte de líquidos de que o seu organismo necessita, tome nota das seguintes dicas, e mude a sua rotina durante esta época:

1. Aumente a ingestão de alimentos ricos em água. A prioridade são os legumes, no entanto, a fruta pode ser uma excelente opção. A laranja, a alface e o pepino são bons exemplos. Note que o pepino é constituído por 95% de água. Por isso aposte em refeições ricas neste tipo de alimentos.

2. Coma sopa. Além de conter água, a sopa pode fornecer outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como é o caso das vitaminas, minerais e fibras.

3. Aposte nos chás, sobretudo os naturais – camomila, erva-cidreira, hortelã ou tília.

No entanto, não se esqueça que nada substitui a água. Ela continua a ser melhor forma de se manter hidratado. E não caia na desculpa de que vai esperar para ter sede!

Por isso ande, sempre com uma garrafa de água e, caso seja necessário, estipule um horário para beber. Aos poucos, este truque fará com que beber água se torne um hábito.

Se, por outro lado, é um sacrifício beber água por esta não ter sabor, experimente aromatizá-la com o ingrediente que mais gosta, como uma rodela de limão, hortelã, morangos ou gengibre, por exemplo. Pode ser que resulte!

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock