Pacto de Competitividade

Health Cluster Portugal dinamiza setor da Saúde e quer ultrapassar 2,5 mil milhões em exportações

Promover a captação de ensaios clínicos, de centros de conhecimento e de unidades de produção para Portugal e fomentar a internacionalização das empresas do setor da Saúde são alguns dos objetivos do pacto de competitividade e internacionalização assinado hoje entre o Ministério da Economia e o Health Cluster Portugal (HCP).

A assinatura deste pacto é um importante instrumento para a concretização dos objetivos estratégicos do HCP, que definiu, até 2025, ultrapassar os 2,5 mil milhões de euros de exportações em saúde e triplicar o valor dos ensaios clínicos realizados em Portugal, de 50 para 150 milhões de euros, e o número de doutorados a trabalhar em empresas da Saúde, passando de 250 para 750.

O pacto assinado é o reconhecimento do HCP enquanto cluster agregador do setor da Saúde e do seu papel na dinamização das atividades relacionadas com esta área.  Entre os objetivos definidos nesta parceria contam-se, ainda, estimular a capacidade concorrencial entre as empresas do setor, e antecipar e preparar a evolução das necessidades da indústria, designadamente em termos de competências e empregos.

Salvador de Mello, presidente do HCP, considera que “as ambições nacionais e internacionais do setor são reforçadas com esta parceria. Estamos perante um conjunto de ações estratégicas que deverão mobilizar todos os stakeholders para responder aos atuais desafios sociais, científicos e tecnológicos da Saúde em Portugal”.

O setor da Saúde é responsável por 279 mil postos de trabalho e 27 mil milhões de euros de volume de negócios, dos quais 1.400 milhões de euros se destinam a exportações. O setor regista também uma evolução significativa ao nível da produção científica (27% da produção científica total de Portugal) e um investimento em I&D a atingir os 462 milhões de euros.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock