Ensaio Bial

Governo francês responsabiliza parcialmente farmacêutica portuguesa

A ministra da Saúde francesa diz que a Bial e a Biotral não tomaram as precauções necessárias no caso dos ensaios clínicos que levaram à morte de uma pessoa.

Em conferência de imprensa, Marisol Touraine disse que a farmacêutica portuguesa Bial e a empresa de gestão de ensaios clínicos francesa Biotrial, são parcialmente responsáveis no caso que levou à morte de um homem para participava num teste de um medicamento para doenças neurológicas.

Quatro meses depois do acidente, a ministra considera que a empresa portuguesa não tomou as cautelas devidas quanto a este ensaio, escreve a TSF.

Marisol Touraine anunciou ainda um reforço das regras sobre os ensaios clínicos em França, para proteger os voluntários que participam nos testes.

Num relatório conhecido em fevereiro, a ministra já tinha apontado falhas graves, mas mão tornou públicos os detalhes. Apenas disse que a Biotrial devia ter suspendido o ensaio logo que o primeiro doente foi hospitalizado.

O ensaio realizado pela empresa francesa Biotrial obrigou ao internamento de seis pessoas. Uma delas, um homem de 49 anos, que acabou por falecer.

Fonte: 
TSF Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.