Ricardo Araújo Pereira é o embaixador

Fórum Nacional da Diabetes vai criar o maior Círculo Humano Azul

O Centro de Congressos do Estoril acolhe no próximo domingo, dia 2 de Novembro, o 8.º Fórum Nacional da Diabetes. Único no país, o evento envolve profissionais de saúde, pessoas com diabetes e familiares ou cuidadores.

Este ano, Ricardo Araújo Pereira será o embaixador do Fórum juntando-se, assim, à luta contra a Diabetes pela via da sensibilização. No encontro, os participantes serão ainda mobilizados para fazer parte do recorde mundial do Maior Círculo Humano pela Diabetes.

“A Diabetes é a maior causa de cegueira e de amputações, insuficiência renal, ataque cardíaco e morte súbita. Nos últimos 30 anos, o número de pessoas que vive com diabetes tem vindo a aumentar consideravelmente. Em 1985, estimava-se que existissem 30 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo. Uma década depois, os números cresciam para mais de 150 milhões. Hoje, de acordo com a Federação Internacional da Diabetes e a Organização Mundial de Saúde, os números ultrapassam os 360 milhões. Se não forem tomadas fortes medidas de prevenção e implementados programas de controlo, prevê-se que o número total de pessoas com diabetes atinja os 500 milhões em 2030”, alerta José Manuel Boavida, Director do Programa Nacional para a Diabetes.

Espaço de encontro e de debate por excelência das questões relacionadas com a doença crónica que afecta mais de um milhão de portugueses, o 8.º Fórum Nacional da Diabetes mantém o seu formato, pensado para juntar participantes de todas as idades, reunir pessoas com diabetes e todos aqueles que se interessam pelo tema e que contribuem para a luta contra a doença em Portugal.

Ricardo Araújo Pereira é uma das figuras que este ano se associa à causa da diabetes, pelo que participará no módulo “Os políticos pela diabetes”, juntando-se ao painel de importantes convidados. Estarão em debate no Fórum outros temas como: a alimentação dos portugueses, os estilos de vida dos jovens com diabetes, os números da diabetes, o que há a fazer – Programa Nacional para a Diabetes, entre outros.

Estima-se a participação de mais de 2.500 pessoas no encontro que, este ano, pretende colocar um marco na história desta luta com a criação do Maior Círculo Azul Humano pela Diabetes. Os participantes terão ainda oportunidade de praticar actividade física e aprender receitas saudáveis para o dia-a-dia. Para os mais jovens, haverá ténis de mesa, um espaço interactivo e muitos jogos divertidos, com a actriz Ana Paula Mota (Picolé).

O 8.º Fórum Nacional da Diabetes é suportado por uma plataforma abrangente de Sociedades Científicas, constituídas pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direcção-Geral da Saúde.

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Multicom