Paradigmas do gestor-farmacêutico

A Farmácia do Futuro

Atualizado: 
30/05/2017 - 16:15
Desenhar a Farmácia do Futuro é um movimento colaborativo que requer reconhecer o talento e convocar o trabalho de todas as pessoas das Farmácias, independentemente da sua função ou posição hierárquica.

A Rede Claro e o HealthPorto, como parte integrante de um novo canal Grupos de Farmácia, centram a sua estratégia de sucesso no cumprimento das necessidades das Farmácias, proporcionando uma maior proximidade diária aos seus Utentes.

Neste sentido, desenvolvem a sua atividade funcionando como Pharmacy Developers, desafiando continuamente as Farmácias a adotarem novos procedimentos e novas abordagens no seu relacionamento com os diferentes stakeholders, com o objetivo único e comum da criação de valor para o utente.

Desde a crise financeira de 2008 que as Farmácias passam por um desequílibro económico-financeiro que as deixou "descapitalizadas", sendo necessário desenvolver o seu negócio através de estratégias que tenham como ponto central o utente.

As alterações ao seu funcionamento e regime jurídico, a entrada de novos concorrentes no mercado e a crise económica vivida nos últimos anos resultaram numa fragilização do setor, obrigando à procura de novas soluções que permitam inverter a situação.

Historicamente, no setor da Saúde, as Farmácias constituem-se como fortes motores da inovação e desenvolvimento, sendo que sempre encaram a mudança como o caminho para o sucesso.

Na tentativa de identificar as oportunidades para uma Farmácia do futuro mais forte, estes dois grupos estão a desenvolver projetos que trilhem esse caminho e que, ao mesmo tempo, permitam às farmácias enfrentar os desafios que o setor enfrenta no presente.

Motivados pela vontade de “ouvir as Farmácias”, por forma a melhor adequar a sua oferta de produtos e serviços, a Rede Claro e o HealthPorto convidaram a MighT - Talent Strategists para desenhar uma estratégia que permitisse colocar os Farmacêuticos na linha da frente na procura de soluções para os desafios que o setor enfrenta.

Desenhar a Farmácia do Futuro é um movimento colaborativo que requer reconhecer o talento e convocar o trabalho de todas as pessoas das Farmácias, independentemente da sua função ou posição hierárquica.

A visão de ambos os grupos entende que as pessoas que estão no terreno, todos os dias, reúnem dois critérios importantes para o desenvolvimento de uma estratégia de futuro:

são quem tem contato mais próximo com os clientes e, por isso, mais conhecimento tácito;

ao estarem mais focadas no cliente e menos focadas nas “regras do negócio”, têm a capacidade de pensar o “impensável”, desafiando os próprios paradigmas do setor.

Das Farmácias esperam trabalho de equipa, compromisso e melhoria contínua; da equipa de gestão, uma vontade absoluta e inequívoca na conquista da excelência. Consideram que fazem parte de uma única equipa com as Farmácias, pelo que ninguém deve perder a consciência do todo e do papel de cada um. Daí advém a sua força reconhecida por todos os players do mercado.

Não obstante estes novos paradigmas do gestor-farmacêutico, da medição de KPIs ou da procura incessante pela rentabilidade, a Rede Claro e o HealthPorto serão sempre um quartel-general para a defesa do prestígio do Farmacêutico e da sua relevância no sistema de saúde português. Este valioso legado vai estar sempre presente no nosso espirito e servirá de bússola na difícil travessia que juntos estamos a realizar.

Não podemos esquecer que o futuro começa já hoje - “olhar o presente e pensar o futuro”.

Autor: 
João Correia da Silva e Pedro Vasques
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock