Três gerações ao serviço da saúde dos portugueses

Família Espregueira-Mendes assinala 90 anos na Ortopedia e Traumatologia Desportiva

No dia 16 de dezembro, a família Espregueira-Mendes celebrará os 90 anos de tradição e serviços prestados na área da Ortopedia e Traumatologia Desportiva. Muitas personalidades (Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, entre outros) testemunharão esta data histórica que celebra três gerações ao serviço da saúde dos portugueses, bem como o contributo para o ensino médico e investigação científica mundial na área da traumatologia desportiva. São 90 anos dedicados à cidade do Porto e a Portugal!

Na próxima 6ª feira (16 dezembro) realiza-se, no Museu Futebol Clube do Porto, uma cerimónia com o objetivo de celebrar os 90 anos de dedicação e serviços prestados pela família Espregueira-Mendes à cidade do Porto, ao FC Porto e ao país. Presentes estarão diversas personalidades (Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, António Oliveira, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia, entre muitas outras individualidades) que se juntam numa iniciativa única carregada de emoção, tradição e história. O evento assinala também a criação de uma sala de exposições de arte – Espaço João Espregueira Mendes – a inaugurar em 2017, no Museu Futebol Clube do Porto.

No âmbito destas comemorações, António Oliveira, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia, refere que «são três gerações - e uma única vontade - na história de uma família dedicada à Ortopedia e à Traumatologia Desportiva que alia a nobreza de carácter aos valores de humanidade e competência e que tem contribuído para que a escola médica portuguesa, do FC Porto, a nossa cidade e o nosso país sejam mais prestigiados no Mundo.»

Era uma vez…
A história da família Espregueira-Mendes remonta a 1926, quando João de Espregueira-Mendes, nascido em 1900, regressa de estágio com o famoso ortopedista Vittorio Putti – quem o convenceu a trocar Ginecologia pela nova especialidade de Ortopedia - no Instituto Rizolli em Bolonha, na mais antiga universidade do mundo. O então jovem especialista, abre o seu consultório na Rua Cândido dos Reis nº 100, em edifício emblemático do arquiteto. Marques da Silva, vislumbrando a Torre dos Clérigos, que inspira a sua retidão e verticalidade, iniciando um notável percurso profissional na Ortopedia e Traumatologia. Nesse ano, recebe ainda ao seu cuidado e supervisão oito camas de Ortopedia, no Hospital de Santo António, no Porto.

João de Espregueira-Mendes desempenhou, até 1956, as funções de Regente do curso de Ortopedia da Faculdade de Medicina, no Hospital de Santo António, tendo ocupado, entre 1960 e 1961, o cargo de Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia. Paralelamente, exerceu o seu sentido cívico, no Porto, entre os anos 40 e 60, como Presidente da Junta Provincial do Douro, Presidente da Junta Distrital do Porto e Presidente do Instituto Maternal do Norte onde teve um papel primordial na saúde materno infantil. Dedicou também especial atenção à maternidade Júlio Dinis, onde esteve como diretor durante 14 anos. Foi também vereador da Câmara Municipal do Porto durante vários anos, ocupando o cargo de Presidente em 1942.

O médico portuense contribui, com um doente seu, para o “Milagre de São João de Brito”, canonizado pelo Vaticano nos anos 50. Nessa época, João de Espregueira Mendes recebeu na consulta a visita de Joaquim, um menino de 9 anos de idade, com tuberculose destrutiva do calcâneo e repercussão grave no seu estado geral de saúde. Após várias tentativas de tratamento, informou a mãe da criança que nada haveria a fazer. A mãe, devota do Beato João de Brito, colocou a sua imagem debaixo do travesseiro de Joaquim, hoje padre. Durante algum tempo, não houve notícias do rapaz até que, meses depois, vê Joaquim entrar no consultório, vivo e de boa saúde. Estupefacto, o médico radiografou o menino e verificou que não existia nenhum sinal de tuberculose ou lesão antiga nas radiografias dos dois calcâneos! Este foi o último milagre consagrado que serviu como prova final para que o Vaticano canonizasse João de Brito.

A 2ª Geração
João Manuel Espregueira Mendes, nascido em 1931 e licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1958, inicia a sua atividade dedicada à Ortopedia no Hospital de São João em 1960. No mesmo ano, inicia funções no serviço de Ortopedia no Hospital de Crianças Maria Pia, onde permanece até 1963. Mais a norte, no Hospital de Viana do Castelo, dirige o serviço de Ortopedia durante 14 anos (1962 e 197), seguindo-se a direção do serviço de Ortopedia do Hospital de Luanda - foi laureado duas vezes: uma pelo General Comandante em Ordem da Região e outra pelo Diretor do Hospital Militar de Luanda.

Após o regresso de Angola (1965), João Manuel Espregueira-Mendes retoma as suas funções no Serviço de Ortopedia do Hospital de São João e continua a obra de seu pai no Hospital de Santa Maria no Porto, onde permaneceu durante mais de 25 anos. Aqui, o seu prestígio e sucesso na Traumatologia Desportiva fizeram com que este fosse considerado pela imprensa nacional da época como o “Hospital dos Atletas”.

Volvidos 50 anos de Ortopedia e Traumatologia (1986), João Manuel Espregueira Mendes, conjuntamente com o seu filho João Duarte, inaugura a primeira Clínica Espregueira Mendes no Porto. Esta clínica marca uma importante viragem na história da Ortopedia da família Espregueira-Mendes. A visão e iniciativa de criarem uma instituição dedicada à traumatologia desportiva, reunindo todas as valências e fisioterapia no mesmo espaço, inédita em Portugal, disponibilizam uma nova fase do percurso: o conceito da equipa, do trabalho de grupo, um grupo que faz escola e contribui para o prestígio da escola médica da cidade Invicta.

João Manuel Espregueira Mendes foi uma referência da Traumatologia Desportiva portuguesa, ao serviço do FC Porto, e um líder dentro e fora do bloco operatório, tendo revolucionado a cirurgia ligamentar do joelho em Portugal. Em fevereiro de 1998, foi-lhe atribuída, a título póstumo, a medalha de ouro da cidade do Porto, por Fernando Gomes, então presidente da CMP, tendo sido também homenageado diversas vezes pelo FC Porto e galardoado com o Dragão de Ouro e Dragão de Honra, entregue pelo Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa que lembrou e homenageou” uma figura ímpar na Medicina e na Ortopedia em Portugal”. Este percurso justifica bem a escolha do seu nome para o novo espaço no Museu do FC Porto!

E estamos na 3ª Geração…
João Duarte Espregueira Mendes, nasceu em 1960 e licenciou-se em Medicina em 1985, na Universidade do Porto. Ainda na qualidade de aluno de medicina, é convidado pelos professores Alexandre Sousa Pinto e Joaquim Pinto Machado para monitor de Anatomia. Desde cedo, opta pela especialidade de Ortopedia, dando continuidade à história de ortopedistas da família Espregueira-Mendes. Em 1988, inicia o internato complementar de ortopedia no Hospital Geral de Santo António, no Porto e obtém a mais alta classificação atribuída no Internato Complementar - 20 valores - e a mesma classificação no grau de Especialista pela Ordem dos Médicos. Em julho de 1988, concorre para Assistente de Ortopedia na Faculdade de Medicina de Porto e ingressa no Hospital de São João, então dirigido pela figura ímpar da Ortopedia que foi o Prof. Doutor Carlos Lima.

Em janeiro de 1999, a sua equipa cria de raiz o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do novo Hospital São Sebastião (Santa Maria da Feira), serviço inserido num novo modelo de gestão dos hospitais públicos que se torna uma referência na área da Ortopedia e Traumatologia em Portugal. Em 2005, ingressam na Escola de Medicina da Universidade do Minho com a regência da Ortopedia e Traumatologia. No domínio académico e, particularmente, da medicina do desporto desenvolveram também Pós-graduações na Faculdade de Medicina do Porto dedicadas ao ensino online.

De 2004 a 2008, presidiu à Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva entre 2004 a 2008, seguindo-se a presidência da ESSKA – European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery & Arthroscopy, 2012 a 2014, dando a Portugal a única presidência ibérica na Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva. Atualmente, é membro do board da Sociedade Mundial de Traumatologia Desportiva ISAKOS e da Patellofemoral Foundation.

Em 2006, a equipa Espregueira-Mendes inaugura a Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre em parceria com o Grupo Sonae, hoje uma unidade de referência no mundo nas lesões desportivas. Foi a primeira clínica portuguesa acreditada pela ESSKA e ISAKOS, a primeira da península ibérica e ainda a única portuguesa acreditada como FIFA Medical Centre of Excellence.

Com 15 prémios e várias distinções internacionais que incluem dois prémios “Jorge Mineiro”, um prémio “Carlos Lima,” dois prémios da ESSKA e o prémio BES Inovação, têm igualmente recebido a confiança de doentes e atletas dos cinco continentes e dos mais prestigiados clubes do mundo: Real Madrid, Paris S. Germain, Lyon, Juventus, Barcelona, Roma, Galatazaray, Tottenham, AC Milan, Arsenal, Al Ahli, Al Jazeera, West Bromwich, entre muitos outros. A equipa liderada pelo Professor Doutor João Espregueira-Mendes tem hoje um enorme prestígio internacional e lugar de relevo na investigação e inovação com mais de 400 conferências, 250 publicações científicas, 36 capítulos de livros, 8 livros publicados (6 na conceituada Springer/Nature) e 8 patentes internacionais. Com grande mérito para a parceria com os 3Bs do Professor Doutor Rui Reis e Universidade do Minho.

Programa
19:30h Receção dos convidados.
20:00 Sessão comemorativa - 90 anos - três gerações - da família Espregueira-Mendes na Ortopedia e na Traumatologia Desportiva!

Oradores
António Oliveira - Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital de Santo António;
D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto
João Espregueira-Mendes - Diretor da Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre – FIFA Medical Centre of Excellence.

Jantar comemorativo

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.