Diz estudo

Falta vitamina D nos suplementos vitamínicos infantis

Investigadores das universidades de Oxford e Southampton avaliaram cerca de 64 multivitamínicos e chegaram à conclusão que apenas um quarto dos produtos garantiam a dose recomendada de vitamina D.

Para o Royal College of Paediatrics and Child Health, devemos todos ficar preocupados com estas conclusões, uma vez que uma grande percentagem de pais está a ser “enganada” ao confiar em determinados produtos. E apela para que se confirme sempre a dosagem nos rótulos

De acordo com os investigadores, de um modo geral os multivitamínicos apresentam doses mais baixas de vitamina D quando comparados com os suplementos desta vitamina. No entanto, referem que apesar de muitos produtos serem indicados para a boa manutenção da saúde dos ossos, alguns apresentam doses baixas deste nutriente.

Para obter a dose correta de vitamina D com estes produtos multivitamínicos, “as crianças teriam de ultrapassar as doses diárias recomendadas, o que poderia aumentar o risco de toxicidade de outros nutrientes, ou teriam de tomar uma combinação de vitamina D e multivitaminas, o que representaria um custo adicional”, dizem os investigadores.

“Estes produtos estão a levar os pais ao engano, uma vez que pensam que estão a proteger os seus filhos contra raquitismo, problemas de crescimento e músculos fracos”, afirma Benjamin Jacob reforçando a necessidade de confirmar a correta dosagem nos rótulos.

 

 

Fonte: 
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock