Reino Unido

Falta de enfermeiros afeta tratamento de doentes com cancro

Doentes com cancro estão a ver tratamentos adiados cerca de quatro semanas devido à falta de enfermeiros num hospital de Oxford, noticia hoje a imprensa britânica.

Segundo um documento interno do hospital Churchill, citado hoje pelo jornal The Times, existe também o risco de tratamentos de quimioterapia serem cancelados devido à falta de pessoal com formação para o fazer.

De acordo com Andrew Weaver, responsável pelo departamento de quimioterapia, que trata milhares de doentes com cancro na região, a unidade tem em falta 40 por cento dos enfermeiros necessários.

"Eu sei que muitos de nós terão dificuldade em aceitar essas mudanças, mas a verdade é que a situação atual, com um número limitado de funcionários, é insustentável", lê-se no documento.

Num comunicado, a Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust, entidade responsável pela gestão dos hospitais da região, disse que os hospitais continuam a garantir o início dos tratamentos de quimioterapia no espaço de 31 dias após a prescrição do médico, dentro da média nacional.

Afirma também que a decisão de atrasar o início dos tratamentos ou reduzir o número de ciclos de quimioterapia ainda não foi tomada, mas que o documento reflete os desafios que o hospital e o departamento enfrentam, apelando a um debate sobre possíveis medidas.

"No entanto, isso não representa uma mudança na nossa política formal de tratamento de quimioterapia. Nenhuma dessas mudanças foi aprovada pela Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust", vincou.

Esta notícia surge numa altura em que vários hospitais públicos enfrentam uma grande pressão devido ao elevado número de casos relacionados com doenças típicas do Inverno, tendo alguns anunciado o adiamento de operações não urgentes marcadas.

Esta situação levou a primeira-ministra, Theresa May, e o ministro da Saúde, Jeremy Hunt, a apresentarem desculpas na semana passada e a oposição a pedir um debate parlamentar sobre a crise no serviço nacional de saúde, marcado para esta tarde.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock