Ajudar pessoas carenciadas

Faculdade de Medicina do Porto planta Pomar Solidário

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto inicia quinta-feira a plantação de um Pomar Solidário, destinado a satisfazer necessidades alimentares de pessoas carenciadas, nomeadamente os utentes da Associação ABRAÇO, particularmente fragilizados pela doença.

Fonte da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) disse que a iniciativa está integrada no Projecto SOMA - Solidariedade e Meio Ambiente, sob a liderança directa de Maria Amélia Ferreira (directora da FMUP).

O pomar vai incluir 33 árvores de fruto, 40 plantas de maracujá e várias aboboreiras, para além de ervas aromáticas.

Os trabalhos de preparação do novo espaço, que ficará implantado nos espaços verdes das novas instalações da FMUP, arrancaram segunda-feira, numa operação intensiva de jardinagem assegurada pela Câmara Municipal do Porto que providenciou também o projecto paisagista do pomar.

A plantação das árvores será garantida por equipas de voluntários constituídas por estudantes de medicina da FMUP, utentes e técnicos do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de São João e pelos utentes e técnicos da Abraço.

De acordo com Maria Amélia Ferreira, “a FMUP pretende apostar em acções que envolvam a comunidade académica no campo da produção de relações sociais”.

“Estas acções deverão ter um papel pedagógico tanto a nível profissional, como de desenvolvimento de uma cidadania activa compatível com a melhoria de bem-estar das pessoas desfavorecidas, a promoção da qualidade de vida, a promoção de hábitos alimentares saudáveis, as boas práticas agrícolas e a preservação do meio ambiente”, sublinhou.

Para o efeito, “juntaram-se ao Projecto SOMA, no trabalho do Pomar, os estudantes de Medicina da FMUP, os utentes e técnicos da ABRAÇO, os utentes e técnicos da Psiquiatria do Centro Hospitalar de S. João, os técnicos da Câmara Municipal do Porto e da LIPOR, com o apoio da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e dos Seguros ATLAS, numa perfeita dialética de parceria em que se reúnem esforços para que seja possível a realização do mesmo”, esclareceu a coordenadora do Gabinete de Serviço Social e Mediação de Conflitos da FMUP, Sónia Magalhães.

A cerimónia que assinala o início da plantação do Pomar Solidário da FMUP – Projecto SOMA realiza-se esta quinta às 09:00, no Centro de Investigação Médica da FMUP (entrada pela Rua Dr. Plácido Costa), contando com a presença de Filipe Araújo (vereador da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto), de António Ferreira (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João) e de Rui Ramos (vice-reitor da Universidade do Porto), entre outros representantes institucionais.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock