Adexo celebra o Dia Nacional e Europeu de Luta contra a Obesidade

Exercício, rastreios e informação para combater a obesidade de Norte a Sul do país

De 18 a 21 de maio, a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo) vai organizar iniciativas em várias zonas do país de forma a comemorar o Dia Nacional e Europeu da Obesidade, que se assinala no dia 19 de maio.

As iniciativas que visam sensibilizar para a obesidade enquanto problema de saúde pública e epidemia do século XXI começam no dia 18 de maio, em Alvarenga, no município de Arouca, com uma caminhada pelos Passadiços do Paiva organizada por 50 alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite. Aqui será demonstrada a forma como o exercício físico, a alimentação e o equilíbrio com a natureza são benéficos para evitar e combater a obesidade.

A 19 de maio, Dia Nacional e Europeu de Luta contra a Obesidade, será anunciada em Évora a integração dos Médicos de Família no processo de tratamento da obesidade e assinado um protocolo para redução das listas de espera para cirurgia no Hospital Espírito Santo.

O programa promovido pela Adexo termina em Lisboa, no novo parque Campo das Cebolas, com uma ação em parceria com a PSP. No dia 21 de maio, entre as 14h e as 19h, será aqui realizado um grande encontro geracional que reunirá 150 jovens e 150 idosos numa tarde de atividades que passarão pelo exercício físico, rastreios, informação e aconselhamento, Taiji Bailong Ball, e jogos.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS COMPATÍVEIS COM RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO NOME DO MEDICAMENTO: Microlax, 450 mg/5 ml + 45 mg/5 ml, Solução rectal e Microlax, 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml, Solução rectalCOMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA: Composição por microclister: Citrato de sódio: 450 mg ou 270 mg; Laurilsulfoacetato de sódio 45 mg ou 27 mg. Excipiente q.b.p.: 5 ml ou 3 ml. FORMA FARMACÊUTICA: Solução rectal (enema). A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas. INFORMAÇÕES CLÍNICAS – Indicações terapêuticas: Tratamento sintomático da obstipação rectal ou recto-sigmoideia; Encopresis; Obstipação durante a gravidez, obstipação associada ao parto e cirurgia (uso pré e pós­operatório); Preparação do recto e sigmóide para exames endoscópicos. Posologia e modo de administração: Adultos e crianças de idade superior a 3 anos: Administrar o conteúdo de uma bisnaga por dia. Na obstipação marcada pode vir a ser necessária a aplicação do conteúdo de duas bisnagas. Crianças até 3 anos: Na maioria dos casos é suficiente uma bisnaga de Microlax a 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml. Modo e via de administração: 1. Retirar a tampa da cânula (Microlax a 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml) ou quebrar o selo da cânula (Microlax a 450 mg/5 ml + 45 mg/5 ml). 2. Comprimir ligeiramente a bisnaga até aparecer uma gota na extremidade da cânula. 3.Introduzir a cânula no recto. 4.Comprimir completamente a bisnaga. 5.Retirar a cânula, mantendo a bisnaga comprimida. Contra-indicações:Hipersensibilidade às substâncias activas ou a qualquer dos excipientes. Advertências e precauções especiais de utilização: Recomenda-se evitar a utilização de Microlax no caso de pressão hemorroidária, fissuras anais ou rectais e colites hemorrágicas. Interacções medicamentosas e outras formas de interacção: Não foram realizados estudos de interacção. Efeitos indesejáveis: Doenças gastrointestinais: Frequência desconhecida (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis): Como em relação a todos os medicamentos do género, um uso prolongado pode originar sensação de ardor na região anal e excepcionalmente rectites congestivas. DATA DA REVISÃO DO TEXTO: Janeiro de 2009. Para mais informações deverá contactar o titular de Autorização de Introdução no Mercado. Medicamento não Sujeito a Receita Médica.