Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Estudantes de Enfermagem iniciam dois meses de contacto com a comunidade envolvente

São 170 estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que, a partir de segunda-feira (dia 27 de fevereiro), e durante dois meses, estarão em contacto com instituições e equipamentos sociais de algumas das freguesias ou uniões de freguesias da cidade, a saber: Eiras e S. Paulo de Frades, S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Santa Clara e Castelo de Viegas, Santo António dos Olivais, Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e S. Bartolomeu.

Até dia 21 de abril, estes estudantes do 2º ano da licenciatura em Enfermagem ministrada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no âmbito do designado Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem na Comunidade, vão poder conhecer os equipamentos sociais existentes naquela área geográfica (centros de saúde, unidades de cuidados continuados, estruturas residenciais para pessoas idosas), compreender como se articulam entre si e como funcionam como rede de apoio à pessoa na comunidade ao longo do ciclo vital.

Durante estas semanas, os estudantes da ESEnfC terão múltiplas oportunidades de aprendizagem, através do contacto direto com as pessoas no contexto específico da prestação de cuidados, com as equipas de saúde e com a pessoa no seu ambiente natural.

Alguns destes estudantes poderão mesmo vir a participar como observadores/voluntários em alguns projetos desenvolvidos por organizações não-governamentais para o desenvolvimento ou por instituições particulares de solidariedade social.

"O Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem decorre em duas áreas distintas, a área hospitalar e a área da comunidade, preconizando-se que esta experiência contribua para a continuidade no desenvolvimento de competências pessoais, interpessoais e de uma atitude científica como base para a prática", lê-se no guia orientador do Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem que, no ano letivo de 2016-2017, é da responsabilidade dos professores Maria do Carmo Fernandes (área hospitalar) e Manuel Carlos Chaves (área da comunidade).

Outro grupo de estudantes, agora em ensino clínico na área hospitalar, estará na comunidade entre os dias 15 de maio a 7 de julho, para idêntico trabalho de aprendizagem e de compreensão de pessoas e grupos nos respetivos contextos de vida.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.