Estomatite Aftosa
São mais comuns no interior das bochechas, nos lábios e na língua. Têm a aparência de uma mancha arredondada de cor esbranquiçada, com contorno avermelhado. Normalmente causam uma sensação de ardor.
Apesar de ser difícil prevenir o seu aparecimento, pois na maior parte das vezes a causa é desconhecida, pode-se ter alguma ideia de quais os factores que são mais propícios para o seu aparecimento.
Potenciais causas da Estomatite Aftosa
- Uma lesão oral causada por certo tipo de alimentos mais rijos ou apenas por uma escovagem mais agressiva;
- Alterações hormonais;
- Stress;
- Alergias a certos medicamentos;
- Alimentos com mais acidez;
- Próteses dentárias;
- Factores genéticos.
Cuidados a ter
- Não ingerir alimentos mais duros ou com maior acidez;
- Evitar fumar pois agrava a inflamação;
- Fazer uma boa higiene oral com produtos adequados;
- Utilizar uma escova dentária macia;
- Tomar suplementos vitamínicos.
Tratamento
Por norma, quem sofre de aftas tem bastantes dores e os diversos métodos de tratamento que existem são úteis para as diminuir.
As aftas não são contagiosas e costumam desaparecer após uma ou duas semanas. Como são desconfortáveis poderá recorrer-se a diversos produtos para alívio dos sintomas:
-
Soluções anti-sépticas
Inibem a proliferação de microrganismos nas mucosas. Estas soluções não só desinfectam a afta, como evitam e reduzem o risco de infecção.
Para obter melhorias deve bochechar a solução cerca de três vezes por dia. O tratamento deve durar até a afta começar a desaparecer.
-
Comprimidos adesivos
Com propriedades anti-inflamatórias, os comprimidos adesivos diminuem o tempo de tratamento da afta. Estes devem ser colocados directamente na afta para fazer efeito. Deve colocar um comprimido, duas vezes por dia, até que a afta esteja sarada.
-
Solução oral
Para além das propriedades analgésicas, a solução oral reduz a dore e sensibilidade e tem também propriedades anti-inflamatórias. Deve pincelar a afta várias vezes ao dia, até esta desaparecer.