Projeto Terna Aventura

ESEnfC reinicia programas gratuitos de preparação para o parto e parentalidade

Começa já no dia 18 de janeiro um novo programa de preparação para o parto e parentalidade oferecido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra com a participação de estudantes do mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica ministrado pela instituição.

Este programa, inserido no projeto Terna Aventura, é composto por sessões educativas que ajudarão as grávidas e os casais (a partir das 28 semanas de gestação) a adaptarem-se às alterações inerentes à gravidez, a prepararem-se para o parto e o pós-parto, bem como para os cuidados a ter com o recém-nascido.

Os direitos parentais, os diferentes tipos de parto, o autocontrolo da dor durante o trabalho de parto, os cuidados ao bebé (incluindo banho e massagem), as vantagens do aleitamento materno, os problemas durante a amamentação e a adaptação conjugal são alguns assuntos tratados nas sessões.

Exercícios que promovem o relaxamento e o autocontrolo, favorecendo a grávida/casal na preparação para o trabalho de parto e para os desafios da parentalidade, estão também incluídos no programa.

Este programa vai decorrer às sextas-feiras (das 18h00 às 20h00) nas instalações do Polo B, em São Martinho do Bispo (Rua 5 de Outubro).

A frequência do programa é gratuita, sendo que os interessados podem inscrever-se por telefone (para o número 962 659 147), ou por correio eletrónico ([email protected]).

O projeto Terna Aventura, através do qual a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) pretende dar respostas às necessidades de mulheres grávidas e casais à espera de filhos, melhorando os resultados em saúde, engloba três outros programas: “Acompanhamento Haptonómico Pré e Pós-Natal” (sessões individuais a agendar com o casal – no mínimo 8 sessões pré-natais e 2 pós-natais), “Aconselhamento em Aleitamento Materno” e “Recuperação Pós-parto e Cuidados ao Recém-nascido”.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock