Escola Superior de Enfermagem de Coimbra promove iniciativa “Stop às úlceras por pressão”

“Stop às úlceras por pressão” é o título da iniciativa, a decorrer no Auditório da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) - Polo A, em Celas, e que conta com a colaboração do Conselho Regional de Coimbra da ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas e de professores da Universidade Católica do Porto e do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).
“Epidemiologia e importância da prevenção”, pelo professor Paulo Alves (Universidade Católica do Porto), “As úlceras por pressão e os custos associados”, pelo professor doutor Pedro Gaspar (IPLeiria), “Opções de tratamento”, pelo enfermeiro Luís Simões (CHUC-Queimados) e “Tratamento médico”, pelo doutor Ricardo Carvalho (SANFIL) são os títulos das comunicações a proferir entre as 17h00 e as 20h00.
“As úlceras por pressão constituem um problema comum a muitos países do mundo, no qual se inclui Portugal, afetando pessoas de ambos os sexos, de todos os grupos etários e estratos sociais. Nesse sentido, o envelhecimento progressivo da população assume-se como um dos maiores problemas, pois traz geralmente associado um aumento das doenças crónicas e maiores limitações de mobilidade. Estes fatores assumem grande importância, pois as úlceras por pressão, sendo comuns a todos os níveis assistenciais de Saúde, comportam, já hoje, elevados custos tangíveis e intangíveis, a nível individual, familiar e social”, considera a organização do evento.
Esta iniciativa beneficia do apoio do Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International – Honor Society of Nursing e do Centro Colaborador da OMS para a Prática de Investigação em Enfermagem, sediados na ESEnfC.