Viagem para Fátima

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra dá apoio a peregrinos

Professores e estudantes em quatro postos de auxílio entre Coimbra e a Cova da Iria.

Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), acompanhados por professores da instituição, estão a dar informações e a prestar cuidados de saúde aos peregrinos que se encontram a caminhar para Fátima, numa iniciativa que começou no dia 6 de maio e que se prolonga até dia 12 do mesmo mês.

Os voluntários que intervêm no âmbito do projeto “Peregrino”, que está integrado na ESEnfC, têm estado presentes em três pontos de apoio – Redinha (Pombal), numa parceria com a Linde HealthCare, Condeixa-a-Nova e Pedrulha (Coimbra), em colaboração com o Movimento de Mensagem de Fátima de Coimbra –, e integrarão outro posto de apoio, já em Fátima.

O projeto “Peregrino” visa proporcionar cuidados de saúde (primeiros socorros e suporte básico de vida) aos viajantes em romaria ao Santuário da Cova da Iria, mas também desenvolver estudos de investigação no âmbito do apoio à peregrinação, formando estudantes para poderem intervir nesta iniciativa.

Numa primeira fase, os professores/investigadores da ESEnfC pretendem fazer a caraterização sociodemográfica e clínica dos peregrinos, descrever as necessidades em cuidados apresentadas pelos peregrinos e avaliar a satisfação com os serviços prestados durante a peregrinação.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ESEnfC