Associação Bisturi Humanitário

Equipa do Centro Hospitalar do Baixo Vouga vai realizar 200 cirurgias em Bissau

Um grupo de funcionários do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), em Aveiro, vai partir em fevereiro para a República da Guiné-Bissau com a missão de realizar cerca de 200 cirurgias ao longo de duas semanas.

A missão, que se integra num projeto da associação Bisturi Humanitário, foi um dos assuntos discutidos numa reunião que decorreu hoje no CHBV entre o Conselho de Administração daquela unidade e o ministro da Função Pública da República da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, que está de visita a Portugal.

Em comunicado, o CHBV refere que a missão, que previsivelmente irá decorrer de 22 de fevereiro a 09 de março, visa prestar cuidados cirúrgicos e colaborar na formação de médicos e enfermeiros no Hospital Simão Mendes, em Bissau.

A equipa de voluntários do CHBV é constituída por médicos cirurgiões, ortopedistas, anestesiologistas e enfermeiros.

Durante duas semanas, de acordo com a mesma nota, os responsáveis pelo projeto estimam realizar cerca de 200 cirurgias e dez ações de formação, contando com o apoio do CHBV, de empresas da área da saúde e do Governo da República da Guiné-Bissau.

A associação Bisturi Humanitário, criada pelos colaboradores do CHBV, tem como objetivo levar ajuda humanitária e assistência médica, particularmente cuidados cirúrgicos, a quem mais necessita.

No caso particular da missão na República da Guiné-Bissau, a Associação Bisturi Humanitário uniu-se à Fundação José Manuel In Uba (médico guineense que trabalha no CHBV).

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock