Investigação

Ensaios clínicos aumentaram em Portugal e quase atingem máximo histórico

Em 2018 foram submetidos 159 pedidos de autorização de ensaios clínicos em Portugal. Mais 16 por cento do que em 2017.

Os medicamentos envolvidos são predominantemente biotecnológicos de terapia avançada e os principais hospitais onde se realizaram estes ensaios clínicos são o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital de Egas Moniz e o Centro Hospitalar de S. João. De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, "o aumento verificado deve-se sobretudo a uma mudança de paradigma no processo negocial com a indústria farmacêutica, na comparticipação de medicamentos, baseada no “dossier-empresa” – que identifica o investimento em investigação, entre outros fatores".

Para já, o Infarmed está a criar mais mecanismos para acompanhar os dossiês dos ensaios e breve será implementado na União Europeia um novo regulamento, ao qual se associará uma plataforma informática, que visa também uniformizar, simplificar e agilizar os procedimentos de autorização de ensaios clínicos na UE.

O regulamento irá centralizar todo o processo de submissão e tornar a Europa um espaço mais atrativo no que diz respeito à inovação e investigação científicas a nível global. "Esta política é reforçada com a entrada de Portugal na rede europeia de investigação de translação EATRIS (European Infrastructure for Translational Medicine) através do Infarmed. A Autoridade do Medicamento é também um dos sócios fundadores da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), posicionamento que reflete um esforço concertado para aumentar os ensaios clínicos nos hospitais e nos centros de saúde", pode ler-se em nota desta entidade. 

 

 

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock