Ensaios clínicos aumentaram em Portugal e quase atingem máximo histórico

Os medicamentos envolvidos são predominantemente biotecnológicos de terapia avançada e os principais hospitais onde se realizaram estes ensaios clínicos são o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital de Egas Moniz e o Centro Hospitalar de S. João. De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, "o aumento verificado deve-se sobretudo a uma mudança de paradigma no processo negocial com a indústria farmacêutica, na comparticipação de medicamentos, baseada no “dossier-empresa” – que identifica o investimento em investigação, entre outros fatores".
Para já, o Infarmed está a criar mais mecanismos para acompanhar os dossiês dos ensaios e breve será implementado na União Europeia um novo regulamento, ao qual se associará uma plataforma informática, que visa também uniformizar, simplificar e agilizar os procedimentos de autorização de ensaios clínicos na UE.
O regulamento irá centralizar todo o processo de submissão e tornar a Europa um espaço mais atrativo no que diz respeito à inovação e investigação científicas a nível global. "Esta política é reforçada com a entrada de Portugal na rede europeia de investigação de translação EATRIS (European Infrastructure for Translational Medicine) através do Infarmed. A Autoridade do Medicamento é também um dos sócios fundadores da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), posicionamento que reflete um esforço concertado para aumentar os ensaios clínicos nos hospitais e nos centros de saúde", pode ler-se em nota desta entidade.