Simulação de catástrofe

Enfermeiros belgas participam em iniciativa da ESEnfC e apoiam intervenção de rua na Queima das Fitas de Coimbra

O projeto Antes que te Queimes, através do qual a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra procura promover a diversão sem risco durante as festividades académicas na cidade de Coimbra, conta este ano, e pela quarta vez consecutiva, com o apoio de um grupo de enfermeiros belgas a frequentarem a especialidade de Enfermagem Comunitária e de Enfermagem de Emergências na Haute École de Namur-Liège-Luxembourg, que intervirá nas ações de aconselhamento par a par e de primeiros socorros na Queima das Fitas, nas noites de sexta-feira e sábado (4 e 5 de maio) – a partir das 22h00, no Largo da Portagem.

O contingente proveniente da Bélgica auxiliará, ainda, os estudantes e professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) numa simulação de catástrofe prevista já para amanhã (3 de maio), pelas 17h00, no campo de jogos da ESEnfC (Polo A, em Celas), e que beneficiará, também, da cooperação da Cruz Vermelha Portuguesa.

O conjunto de iniciativas Antes que te Queimes começa, amanhã (14h00, Sala Maior do Polo A), com a conferência “Pesquisa-ação participativa na cocriação de instituições de ensino superior promotoras de saúde”.

Segue-se, pelas 15h00, uma mesa-redonda onde serão apresentados os projeto e temas “Noites saudáveis na região centro”, “Beer education & Peer education”, “Noites difíceis na Queima das Fitas” e "Antes que te Queimes". Intervirão Fernando Mendes (presidente de IREFREA Portugal), João Redondo (médico no CHUC), Jean-Paul Nilles (diretor do Centro de Prevenção da Toxicodependência do Luxemburgo), Severino Oliveira (presidente da Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa), Blaise Degueldre (professor da Henallux e especialista em Emergências), Luís Paiva, Irma Brito (coordenadora do projeto Antes que te Queimes) e Verónica Coutinho (professores da ESEnfC).

A funcionarem desde 2007, e já replicadas em várias cidades portuguesas e em alguns países (Angola, Brasil, Bélgica, Cabo Verde, Estónia, Líbano e República Checa), as intervenções Antes que te Queimes, feitas através da metodologia de educação pelos pares (de jovens para jovens) – com a supervisão de professores e profissionais de saúde –, compreendem a conscientização, a avaliação da alcoolemia dos participantes nas festas académicas, a distribuição de preservativos e a explicação sobre o uso correto deste método contracetivo (de forma a prevenir infeções sexualmente transmissíveis), bem como os primeiros socorros aos jovens que se encontrem embriagados.

Reduzir os danos associados ao consumo excessivo de álcool e de outras substâncias psicoativas, como o sexo desprotegido e a sinistralidade rodoviária, são objetivos do projeto.

O Antes que te Queimes beneficia da parceria da Administração Regional de Saúde do Centro, do IREFREA Portugal, da associação Existências e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.