A Enfermagem nos diferentes contextos culturais

Professores de seis países europeus – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda e Noruega – falam, amanhã (dia 15 de Abril), a partir as 9h00, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – Auditório do Pólo A, sobre os factores culturais que interferem nos diferentes sistemas e cuidados de saúde.
A iniciativa enquadra-se na Semana Transcultural a decorrer na ESEnfC, no âmbito da qual os estudantes do 4º ano da licenciatura podem comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da Enfermagem e da educação em Enfermagem em vários países europeus.
O objectivo é que os futuros profissionais de saúde aumentem competências para prestarem cuidados de Enfermagem culturalmente congruentes e culturalmente específicos e, assim, melhorarem o potencial para exercer Enfermagem além-fronteiras, em contextos multiculturais.
Analisar os factores históricos, sociológicos e ideológicos que influenciam a saúde e a doença, bem como o impacto que têm no planeamento e promoção da saúde, explorando criticamente o papel, status e funções do enfermeiro nos diversos países, são outros objectivos da Semana Transcultural.
Por estes dias, estão a ser analisados estudos de caso de alguns daqueles países, sobre matérias como a gravidez e o nascimento, os cuidados à mãe e à criança, o envelhecimento, a saúde mental e as infecções hospitalares.
Até ao final da semana, os estudantes da ESEnfC falarão, ainda, de questões relacionadas com a mobilidade e a empregabilidade na Europa.