Na região da Grande Lisboa

Em cinco clínicas, apenas uma tem vagas para colonoscopias

O presidente da Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino disse que continuam a existir dificuldades na marcação de colonoscopias em clínicas que têm acordo com o Estado.

Na região da Grande Lisboa existem cinco clínicas que têm convenção com o Estado para fazerem colonoscopias, mas só uma está a aceitar inscrições. A denúncia é feita esta quarta-feira por Vítor Neves, presidente da Europacolon – Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino.

“Na semana passada, fomos rever o site da Direção Geral de Saúde (DGS) e das cinco empresas que estão lá que aceitam fazer colonoscopias através do Serviço nacional de Saúde (SNS), só uma é que aceita inscrições e tem um prazo mais ou menos aceitável de um mês. Todas as outras recusam aceitar inscrições porque os prazos e as listas de espera que têm são enormes”, disse Vítor Neves à TSF, citado pelo Notícias ao Minuto.

O presidente do colégio de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos, José Cotter, confirma à mesma estação de rádio que “existem algumas lacunas na oferta desses exames em algumas regiões”.

Contudo, sublinha que actualmente “existe uma acessibilidade mais fácil da população às colonoscopias, tem-se verificado uma maior adesão, os exames são manifestamente mais fáceis”.

Das cinco clínicas na Grande Lisboa que fazem colonoscopias em regime de convenção com o Estado só uma está aceitar inscrições, sendo que o tempo de espera é de aproximadamente um mês.

“Todas as outras recusam aceitar inscrições porque os prazos e as listas de espera que têm são enormes”, conclui Vítor Neves.

 

Fonte: 
Notícias ao Minuto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock