EMA emite recomendação mas Comissão Europeia ainda tem de aprovar

Dupilumab pode vir a ser utilizado no tratamento de asma severa

A Agência Europeia do Medicamento alargou a recomendação de utilização de Dupilumab em caso de asma severa. No entanto, novo tratamento só estará disponível para adultos ou crianças com mais de 12 anos depois de aprovado pela Comissão Europeia.

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias, provocada por diversos estímulos, nomeadamente pela interação de fatores genéticos e ambientais. A exposição a estes estímulos desencadeia uma resposta imunológica, que leva à inflamação das vias aéreas e, consequente, dificuldade em respirar. Entre os sintomas mais frequentes estão a dificuldade respiratória, pieira, tosse e opressão torácica.

O Dupilumab é um anticorpo monoclonal humano que reduz a inflamação das vias respiratórias através da inibição de duas proteínas chave (interleucina- 4 e interleucina-13). A sua utilização por pacientes que não conseguem controlar os sintomas da doença como os tratamentos habituais, mesmos com elevadas doses de corticoides, já foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento.

Os benefícios e segurança desta substância ativa foram avaliados em três ensaios clínicos que incluíram 2888 pacientes, tendo os estudos demonstrado eficácia na redução dos sintomas de asma severa, melhorando a função pulmonar.

Os efeitos adversos associados ao dupilumab são infeções, conjuntivite e reações cutâneas.

A opinião do Comité de Medicamentos para Uso Humano aguarda agora o parecer da Comissão Europeia.

 

Fonte: 
Agência Europeia do Medicamento
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay