Diz estudo

Dormir a meio do dia ajuda a controlar a pressão arterial

Fazer a sesta ajuda a baixar os elevados níveis de pressão arterial, é o que diz Sociedade Americana de Cardiologia, que confirma assim os benefícios de fazer uma pausa a meio do dia com um novo estudo.

De acordo com os especialistas envolvidos no novo estudo, apresentado no 68º Encontro Anual da Sociedade de Cardiologia, dormir a meio do dia leva uma queda na pressão sanguínea.  

Manolis Kallistratos, do Hospital Geral AsKlepieion, em Voula, Grécia, e coautor do estudo, afirma que “o sono a meio do dia parece reduzir os níveis de pressão arterial na mesma magnitude de outras mudanças no estilo de vida”.

Segundo este investigador, uma pequena dose de medicação anti-hipertensão baixa normalmente, em média, os níveis de pressão sanguínea entre 5 a 7 mmHg (milímetros de mercúrio, a unidade de medida da pressão arterial), enquanto uma sesta durante o dia foi associada a uma baixa média de 5 mm Hg na pressão arterial.

Com este estudo é possível equiparar os benefícios da sesta à redução do consumo de sal e de álcool.

Para Kallistratos, o resultado deste estudo ganha relevância perante o facto aceite de que uma baixa da pressão arterial de apenas 2mmHg pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares em cerca de 10%.

“Obviamente não estamos a encorajar as pessoas a dormir horas a fio durante o dia, mas por outro lado não devem sentir-se culpadas se conseguirem fazer uma sesta rápida, tendo em conta os potenciais benefícios para a saúde”, disse o médico.

 

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay