Doença ou sintoma?

Dor ciática

Atualizado: 
18/07/2019 - 13:03
Quando o nervo ciático é sujeito a pressão, normalmente na zona lombar, surgem estas dores que afectam a coluna vertebral e os membros inferiores. Na maior parte dos casos esta pressão está associada a uma hérnia discal.
Homem dobrado com dores nas costas

A dor ciática é sim um sintoma, de uma outra condição médica e não uma doença. A dor, fraqueza muscular, dormência e formigueiros sentidos acompanham o nervo ciático, nervo este que é o mais longo do nosso corpo e se prolonga desde a zona lombar da medula espinal até às pernas onde envia ramificações para os pés.

Estas dores raramente ocorrem em pessoas com idade inferior aos 20 anos, sendo mais comuns na meia-idade.

Hérnias discais, tumores, quistos ou traumas de quedas são as causas mais prováveis da compressão deste nervo provocando por sua vez as dores ciáticas. O diagnóstico é feito recorrendo a exames de imagem ou neurológicos.

As dores raramente acontecem em ambos os lados, seguindo de forma descendente desde a zona afectada até ao fim das ramificações do nervo. Com maior ou menor intensidade, as dores variam dependendo do tipo de lesão ou localização do que as provoca.

Estar sentado, tossir ou espirrar pode acentuar a dor, enquanto o andar ou estar na posição deitada pode reduzi-la, à exepção de casos em que já é mais intensa podendo mesmo provocar incapacidade de movimentos.

Na grande maioria dos casos, a toma de analgésicos ou relaxantes musculares é suficiente para, após algumas semanas, a dor desaparecer. Em casos de gravidade mais elevada e em que haja incapacidade física por parte dos doentes será necessário o recurso a cirurgia. Tal como foi dito, sendo este um sintoma e não uma doença a intervenção cirúrgica será efectuada para tratar o problema na sua origem.

Algumas melhorias também se comprovam após fisioterapia ou à prática de exercício físico especifico recomendado por um profissional.

Como prevenir?

A manutenção de uma boa postura e o correcto levantamento de pesos são dois factores que podem contribuir bastante para a prevenção, pois vão reduzir a pressão que é efectuada na coluna. Exercícios que fortaleçam os músculos abdominais e das costas também são importantes pois também protegem a coluna.

Não sendo possível evitar os processos que levam à hérnia discal estes são os melhores métodos para se prevenir, protegendo a sua coluna.

Artigos relacionados

Quer evitar a dor nas costas? Evite as más posturas

Como uma má postura pode influenciar a nossa saúde

As 10 profissões que provocam mais dores nas costas

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock