Qual a importância?

Fisioterapia

A Fisioterapia é uma importante ajuda na reabilitação física e na recuperação de lesões, devolvendo às pessoas o bem-estar e a qualidade de vida.
Fisioterapeuta

O trabalho do fisioterapeuta não consiste apenas na recuperação dos doentes, também pode actuar de uma forma preventiva em diversas patologias e lesões do sistema locomotor. As orientações fornecidas por estes profissionais, assim como os exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos contribuem para que lesões antigas não sejam facilmente reincidentes.

O trabalho feito na Fisioterpaia tornou-se imprescindível para todos os doentes com lesões musculares ou musculoesqueléticas, que sem esta ajuda demorariam muito mais tempo a recuperar ou, na pior das hipóteses, não recuperar totalmente.

Existem alguns tipos de cirurgia que sem o contributo da Fisioterapia não conseguiriam, de modo algum, atingir os resultados pretendidos em termos de recuperação. Algumas das operações que são feitas aos joelhos são exemplo disso mesmo. A Fisioterapia contribui para a redução do processo inflamatório, acelera o processo de cicatrização e previne a limitação de movimentos dos tecidos após os traumas que requerem longos períodos de imobilização.

Nos problemas articulares também se revela de extrema importância, pois estes são problemas em que a dor e os processos inflamatórios estão em constante progressão limitando a qualidade de vida de quem sofre com estas patologias. Minimizar as dores e os incómodos, assim como reduzir o tempo de progressão destas doenças é gratificante para estes doentes.

Sejam terapias de cura ou prevenção, são várias as técnicas de tratamento utilizadas dependendo das necessidades de cada paciente.

As mais comuns são as terapias que consistem em exercícios específicos para fortalecimento dos músculos, alongamento dos tecidos e recuperação de articulações com pouca mobilidade. O recurso ao calor e ao frio também é frequente pois ambos actuam de forma terapêutica só pelas suas propriedades. O calor proporciona o relaxamento muscular e aumenta o metabolismo, enquanto o frio reduz dores e inflamações.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock