Paredes de Coura

Dois centros para idosos e deficientes orçados em mais de 2ME

Paredes de Coura vai dispor, nos próximos três meses, de dois centros de apoio a idosos e deficientes, da Santa da Casa da Misericórdia local, orçados em mais de 2 milhões de euros.

De acordo com António Pereira Júnior, o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para pessoas com deficiência vai abrir portas “nos próximos dias” e a Unidade de Cuidados Continuados (UCC) nos primeiros meses de 2015. O CAO representou um investimento superior a 700 mil euros e a UCC custou mais de 1,5 milhões de euros, ambos financiando por fundos comunitários. O CAO nasceu da reconversão da primeira Casa de Magistrados do concelho, um edifício propriedade da Câmara, mas sobre o qual a instituição tem um contrato de comodato.

“Como fui presidente de Câmara durante bastantes anos tinha a perfeita noção da necessidade destas estruturas mas a autarquia e Santa Casa sozinhas não conseguiam tinha que ter o apoio do Estado. Conseguiu-se finalmente que fossem uma realidade”, sublinhou o provedor e ex-autarca que durante 28 anos liderou o município.

O edifício do CAO, em pleno centro da vila, tem capacidade para 20 jovens com deficiência, sendo o primeiro centro do género num concelho onde está identificada uma centena de casos.

“Os utentes já estão todos sinalizados mas vão entrar no centro de forma faseada à medida que formos ganhando ritmo e estabilizando o serviço”, explicou.

Este centro vai funcionar num edifício que serviu de sede de uma instituição local e também de jardim-de-infância, mas cuja ocupação inicial foi de residência de magistrados daquela comarca. Actualmente, os utentes do concelho são apoiados apenas pelos serviços de acção social da Câmara e pela APPACDM de Monção e Viana do Castelo.

Já UCC vai funcionar num edifício que até 1974, ao serviço da Misericórdia local, foi a única unidade hospitalar do concelho. “Tenho um acordo verbal da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) para abrir no início do próximo ano, em Janeiro ou Fevereiro”, adiantou. Num dos concelhos mais envelhecidos do distrito de Viana do Castelo, a UCC está dotada de 22 camas.

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock