Ministro da Saúde

Doentes oncológicos devem ser atendidos sem violar tempos máximos de resposta

O ministro da Saúde pretende que até ao verão não exista qualquer doente oncológico a violar os Tempos Máximos de Resposta Garantida, considerando os tempos de espera em oncologia “totalmente inaceitáveis”.

Adalberto Campos Fernandes, que há mais de três horas está a ser ouvido em audição na Comissão Parlamentar da Saúde, disse esperar que, quando voltar a esta comissão, antes do verão, possa dizer que não há nenhum doente oncológico a violar os Tempos Máximos de Resposta Garantida (TMRG).

Os TMRG são os considerados clinicamente aceitáveis para os utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) receberem os cuidados de saúde de que necessitam.

O relatório sobre doenças oncológicas, apresentado no início de março, indicou que a percentagem de doentes operados a neoplasias malignas e que ultrapassou o TMRG aumentou 4,6% de 2013 para 2014.

Segundo o ministro da Saúde, no final do ano passado apenas 74% das respostas eram garantidas dentro dos TMRG. Adalberto Campos Fernandes quer aumentar esta percentagem para, pelo menos, 80%, abaixo dos quais considera que a meta não é ambiciosa.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock