Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Dispositivo inovador que reduz infeções vence etapa regional do Poliempreende

Oito projetos foram apresentados na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no âmbito da 13ª edição do concurso de ideias e planos de negócio.

Um dispositivo inovador que visa reduzir a ocorrência de infeções associadas aos cuidados de saúde venceu a fase regional do 13º Concurso Poliempreende na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), realizada na última sexta-feira (dia 17 de junho).

Diogo Marques, Gabriella Pimenta, Inês Maximino, Jimmy Martins, Manuela Salvador, Tiago Silva (finalistas de Enfermagem da ESEnfC), Ana Cristina Santos, João Graveto e Rosa Melo são os promotores deste projeto na área da saúde (ver FOTO EM ANEXO), intitulado “Icath” e que, em setembro, vai concorrer com os principais projetos de vocação empresarial de cada um dos institutos politécnicos do país, que se vão defrontar na final do Poliempreende (etapa nacional), a decorrer em Setúbal.

Oito projetos de ideias de negócio, envolvendo cerca de quatro dezenas de estudantes e docentes da ESEnfC, foram apreciados por um júri constituído por Maria da Conceição Bento (Presidente da ESEnfC), Ana Seguro (Instituto Pedro Nunes) e Nuno Barbosa (Vygon - Portugal).

Em 2016, os prémios atribuídos no âmbito da fase regional do 13º Poliempreende na ESEnfC foram patrocinados pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O Poliempreende na ESEnfC beneficiou, ainda, do patrocínio da empresa Vygon - Portugal (multinacional de material médico-cirúrgico), que sorteou, entre todos os estudantes que participaram nesta fase regional, quatro inscrições para o IV Congresso Mundial de Acessos Vasculares (WoCoVA 2016), a decorrer já de 22 a 24 de junho em Lisboa, além dos custos com alojamento.

O Poliempreende é um concurso que engloba a comunidade escolar das instituições de ensino superior politécnico portuguesas e que tem por objetivos fomentar a promoção do espírito empreendedor e o desenvolvimento de competências que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional.

A ESEnfC assinala, em 2016, os 135 anos de ensino de Enfermagem em Coimbra e em Portugal, além dos dez anos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.