Governo

Disponibilidade para abrir mais extensões de saúde no país

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, disse que o Governo está disponível para abrir mais extensões de saúde a nível nacional e para criar unidades móveis para cuidados de saúde primários.

"Temos uma rede nacional ao nível de hospitais bastante robusta - obviamente que há sempre hospitais novos a fazer à medida que outros vão envelhecendo - mas sobretudo temos de investir na proximidade, em serviços de proximidade", disse Manuel Delgado após a visita ao projeto pedagógico “Centro de Saúde das Brincadeiras”, dirigido a crianças do pré-escolar, que decorre hoje em Loulé.

Em visita ao distrito de Faro, Manuel Delgado inaugurou a Unidade de Cuidados na Comunidade Vicentina, em Vila do Bispo, e visitou o terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé para a construção da unidade de saúde familiar Lauroé, na sede do concelho.

Durante o dia, o secretário de Estado da Saúde vai estar presente na reabertura das extensões de saúde de Bordeira, no concelho de Faro, e do Azinhal, em Castro Marim e na assinatura do protocolo de cooperação do projeto “Algarve Coração Seguro”.

O presidente do conselho de administração da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, explicou que as duas extensões de saúde hoje reabertas resultam de parcerias com as juntas de freguesia de Santa Bárbara de Nexe, da Bordeira e com a Câmara Municipal de Castro Marim que assumiram a remodelação das instalações.

“Estamos disponíveis para analisar outros casos”, afirmou, apontando que a análise será sempre individual.

Aquele responsável adiantou que a próxima extensão de saúde a ser reaberta no Algarve será em Vaqueiros, no concelho de Alcoutim.

A ARS Algarve e a Câmara Municipal de Alcoutim assinaram esta terça-feira um protocolo com vista à renovação das instalações e para assegurar profissionais de saúde naquele local.

“Esperamos terminar este ano com mais médicos, mais enfermeiros e mais técnicos na ARS e isso vai-nos permitir alguma folga para podermos prestar um serviço diferente e melhor às populações”, concluiu.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock