Medicina tradicional chinesa

Dicas para desintoxicar dos excessos alimentares

Atualizado: 
12/01/2016 - 11:43
A época das festas surge frequentemente associada a excessos alimentares. Sintomas como dores de estômago, vómitos, enjoos, azia e sensação de enfartamento resistem durante dias e torna-se prioritário fazer uma desintoxicação rápida e saudável do corpo.

Se a medicina ocidental se concentra no sintoma, a tradicional chinesa vai mais longe e privilegia a atuação nos órgãos responsáveis. A acupuntura surge como método de eleição, uma vez que ajuda no reequilíbrio do organismo de forma saudável e sem recurso a químicos, mas é acompanhada pela fitoterapia – terapêutica que recorre ao uso de ingredientes de origem vegetal, mineral ou animal para o tratamento de patologias ou desequilíbrios.

Exercício físico e alimentação
“A medicina tradicional chinesa valoriza um reequilíbrio do organismo de forma gradual”, explica Hélder Flor, terapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Para garantir o sucesso é preciso evitar os extremos, apostando na moderação e sem esquecer que o exercício físico e a alimentação são trunfos fundamentais para auxiliar na auto-regulação do corpo.

“Devemos tratar-nos com comida… mas com boa comida!”, avisa o médico. A água surge como denominador comum, uma vez que “não existe melhor forma de depurar todos os órgãos do sistema digestivo”. Isto faz com que também na fruta seja valorizada aquela que é rica em água, com especial ênfase para as frutas tropicais. O abacaxi e a papaia são diuréticas e digestivas devido às suas enzimas, enquanto a melancia, por ser também diurética e facilitadora da digestão também é um importante aliado. “Devemos consumir à vontade legumes crus ou cozinhados de todas as formas e feitios”, continua.

Últimas recomendações
Hélder Flor aproveita para recomendar que se adicione um pedaço de gengibre ao sumo de melancia (o alimento é um poderoso desintoxicante que ativa e acelera o metabolismo) e destaca ainda as vantagens dos cereais integrais – sobretudo o arroz – da couve portuguesa e da maior parte dos vegetais de folha verde escura, por serem ricos em ferro e fibras, além da ação antioxidante.

Beber mais água do que o normal e comer algumas amêndoas, com pele, quando a fome apertar são outras duas sugestões para ajudar a saciar durante o dia numa fase pós-festividades.

Fonte: 
Marta Pereira Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock