Importância da imunização

DGS aconselha vacinação contra a gripe e alerta para atividade intensa

Época da gripe foi muito intensa no hemisfério Sul. Direção-Geral da Saúde recomenda vacinação dos grupos de risco, em especial dos idosos e doentes crónicos.

A campanha de vacinação contra a gripe arrancou na segunda-feira. Este ano há 1,4 milhões de doses disponíveis no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais 200 mil do que na época passada.

Os responsáveis da Direção-Geral de Saúde (DGS) insistem na importância da imunização dos cidadãos dos grupos de risco, como idosos, doentes crónicos e profissionais de saúde.

Este ano o alerta é ainda reforçado devido à intensidade da época da gripe dos últimos meses no hemisfério Sul, nomeadamente na Austrália.

"Foi uma gripe muito intensa, houve muitos casos e mais mortalidade", sublinha a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, citada pelo jornal Público.

Somadas às que estão à venda nas farmácias (e que são comparticipadas em 37% pelo Estado), são mais de dois milhões de doses disponíveis para os portugueses e residentes em Portugal.

Fonte: 
Sapo Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay